Site Centro Virtual Cervantes: uma análise metodológica de suas atividades

Autores

  • Antônia Elly Vanessa Moura Batista Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • José Rodrigues de Mesquita Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

letramento digital, centro virtual Cervantes, atividades didáticas

Resumo

Como sabemos vivemos num mundo mediado pela tecnologia, essa ferramenta propiciou uma verdadeira evolução no cotidiano das pessoas e principalmente dos docentes e dos alunos que estão constantemente utilizando-a no processo de ensino aprendizagem. Em virtude disso este trabalho tem como objetivo analisar propostas de atividades didáticas no site centro virtual Cervantes e qual o tratamento metodológico dado a estas, bem como verificar se o site traz atividades que estimulem o letramento digital nos usuários. Através de uma pesquisa interpretativista com abordagem qualitativa analisamos quatro atividades do site e usamos como aporte teórico autores como: Araújo (2007), Mortatti (2004), Ribeiro (2006), Buzato (2003) entre outros. Para nossa análise utilizamos dois critérios: verificar se as propostas de atividades didáticas trazidas pelo site contribuem para desenvolver as práticas de letramento digital e, o segundo critério, investigar também que habilidades linguí­sticas, comunicativas e tecnológicas são exigidas dos usuários para desenvolver as atividades propostas pelo site. Dessa forma constatamos que as atividades do site abordam o fenômeno do letramento digital (prática de enviar e-mail, navegar em ambientes virtuais e páginas WEB), e que contribuem muito para letrar os alunos - usuários no ambiente virtual tendo em vista que hoje o mundo está cada vez mais digital.

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Referências

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Publicado

2014-06-05

Como Citar

BATISTA, A. E. V. M.; NETO, J. R. de M. . Site Centro Virtual Cervantes: uma análise metodológica de suas atividades. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 119–133, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1345. Acesso em: 5 nov. 2024.

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