Site Centro Virtual Cervantes: uma análise metodológica de suas atividades

Auteurs

  • Antônia Elly Vanessa Moura Batista Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • José Rodrigues de Mesquita Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mots-clés :

letramento digital, centro virtual Cervantes, atividades didáticas

Résumé

Como sabemos vivemos num mundo mediado pela tecnologia, essa ferramenta propiciou uma verdadeira evolução no cotidiano das pessoas e principalmente dos docentes e dos alunos que estão constantemente utilizando-a no processo de ensino aprendizagem. Em virtude disso este trabalho tem como objetivo analisar propostas de atividades didáticas no site centro virtual Cervantes e qual o tratamento metodológico dado a estas, bem como verificar se o site traz atividades que estimulem o letramento digital nos usuários. Através de uma pesquisa interpretativista com abordagem qualitativa analisamos quatro atividades do site e usamos como aporte teórico autores como: Araújo (2007), Mortatti (2004), Ribeiro (2006), Buzato (2003) entre outros. Para nossa análise utilizamos dois critérios: verificar se as propostas de atividades didáticas trazidas pelo site contribuem para desenvolver as práticas de letramento digital e, o segundo critério, investigar também que habilidades linguí­sticas, comunicativas e tecnológicas são exigidas dos usuários para desenvolver as atividades propostas pelo site. Dessa forma constatamos que as atividades do site abordam o fenômeno do letramento digital (prática de enviar e-mail, navegar em ambientes virtuais e páginas WEB), e que contribuem muito para letrar os alunos - usuários no ambiente virtual tendo em vista que hoje o mundo está cada vez mais digital.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARAÚJO, J. C. Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. P. 15.

ALMEIDA, M. E. B. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, Marcos (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola. 2005.

BARTON, D & HAMILTON, M. Local Literacies: Reading and writing in one community. London, Rutledge, 1998, p. 09. In: XAVIER, A. C. Letramento digital e ensino. Artigo, Universidade federal do Pernambuco. Fls 09. 2012, p. 02. BRASIL, Linguagens, códigos e suas tecnologias/ Secretaria de Educação Básica. – Brasí­lia: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 239 p. Orientações Curriculares para o ensino médio; volume 1.

BUZATO, M, entrevista concedida ao site Educarede. 2003.

MORTATTI, M. do R. L. Educação e Letramento. São Paulo: UNESP, 2004. p.136.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros digitais emergentes no contexto da tecnologia digital, In MARCUSHI, L. A. & XAVIER, A. C. dos S. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção ao sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 13-67.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.

OCEM. 2006. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf Acesso em: 15 abril 2014.

PAIVA, V. L. M. de O. e. E-mail: um novo gênero textual. In: MARCUSHI, L.A.; XAVIER, A. C. dos S. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção ao sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p.68-90.

RIBEIRO, A. E. Habilidades com a leitura e a escrita. Estado de Minas, Belo Horizonte/MG. 2008. Disponí­vel em: http://www.vivaleitura.com.br/artigos_show.asp?id_noticia=18. Acesso em: 02 abril 2014.

Téléchargements

Publiée

2014-06-05

Comment citer

BATISTA, A. E. V. M.; NETO, J. R. de M. . Site Centro Virtual Cervantes: uma análise metodológica de suas atividades. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 119–133, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1345. Acesso em: 23 nov. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice