A(s) concepção(ões) de linguagem que norteia(m) as práticas discursivas nas aulas de língua portuguesa do ensino médio
Mots-clés :
Concepções de linguagem, Práticas discursivas, LetramentoRésumé
Este trabalho propôs-se a analisar que tipo de concepção de linguagem norteia as práticas discursivas nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio e de que forma isso influencia na proficiência leitora dos alunos. Além disso, procurou-se analisar se essas propostas contemplam a inserção da diversidade de gêneros textuais como elementos de grande importância para a interação sociocognitiva dos alunos em ambientes físicos e virtuais. Para tanto, metodologicamente, norteou-se, a partir da prática docente, observando questões como: De que maneira a leitura é trabalhada na prática discursiva em sala de aula? A proposta discursiva contempla a diversidade de gêneros textuais? Na análise dos resultados, discutiu-se sobre as contribuições que esta pesquisa trouxe ao autor, sugerindo-se, que outros estudos sejam realizados, visando, assim, a uma formação educativa fundamentada nos princípios do letramento.
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