Contribuições da interação social à linguagem: formação de conceitos e aprendizagem

Autores

  • Adilson Vagner de Oliveira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Conceitos, Interação, Desenvolvimento Linguí­stico

Resumo

Este trabalho propõe o debate de questões que envolvem o processo de aprendizagem formal da lí­ngua materna, a partir de abordagens e métodos que enfatizam a elaboração de programas que buscam auxiliar aos alunos a desenvolverem competências linguí­sticas, e a refletirem a formação e a utilização de conceitos nos processos de interação social e no desenvolvimento desses conceitos. Como aporte teórico, Luft (2005), Soares (2002) e Vigotskii (1999, 2001) fundamentaram as reflexões sobre lí­ngua e interação social. Por meio da revisão da literatura foi possí­vel estabelecer um panorama teórico sobre as contribuições da interação social para a aprendizagem da lí­ngua nos contextos familiar e escolar. Os resultados direcionam ao incentivo de atividades cognitivas que exijam a formação de conceitos como elemento fundamental da aprendizagem, dessa forma, as reflexões expostas fornecem encaminhamentos pragmáticos para se pensar o ensino e suas reformas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, E. S. Novas Contribuições da Psicologia aos Processos de Ensino e Aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BELINE, R.. A variação linguí­stica In: Introdução í linguí­stica: Objetos teóricos 3. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

BOURNE, L. E. Concept Formation. In : Problem finding, problem solving and creativity. Ablex Publishing, 1994.

CHOMSKY, N. Reflexões sobre a linguagem. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

LUFT, C. P. Lí­ngua e liberdade. 8. ed. São Paulo: ítica, 2005.

MERCER, N. The guided construction of knowledge: talk amongst teachers and learners. Multilingual Matters Ltd., 1995.

SANTOS, Raquel. A aquisição da linguagem. In: Introdução í linguí­stica: Objetos teóricos. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

SOARES, M. Linguagem e escola. São Paulo: ítica, 2002.

VIGOTSKII, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 9. ed. São Paulo: ícone, 2001.

VIGOTSKII, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

OLIVEIRA, A. V. de . Contribuições da interação social à linguagem: formação de conceitos e aprendizagem. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 14–23, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1290. Acesso em: 18 set. 2024.