Contribuições da interação social à linguagem: formação de conceitos e aprendizagem
Palavras-chave:
Conceitos, Interação, Desenvolvimento LinguísticoResumo
Este trabalho propõe o debate de questões que envolvem o processo de aprendizagem formal da língua materna, a partir de abordagens e métodos que enfatizam a elaboração de programas que buscam auxiliar aos alunos a desenvolverem competências linguísticas, e a refletirem a formação e a utilização de conceitos nos processos de interação social e no desenvolvimento desses conceitos. Como aporte teórico, Luft (2005), Soares (2002) e Vigotskii (1999, 2001) fundamentaram as reflexões sobre língua e interação social. Por meio da revisão da literatura foi possível estabelecer um panorama teórico sobre as contribuições da interação social para a aprendizagem da língua nos contextos familiar e escolar. Os resultados direcionam ao incentivo de atividades cognitivas que exijam a formação de conceitos como elemento fundamental da aprendizagem, dessa forma, as reflexões expostas fornecem encaminhamentos pragmáticos para se pensar o ensino e suas reformas.
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