O olhar da semiótica francesa sobre as relações de poder na sala de aula

Autores

  • Neliane Raquel Macedo Aquino Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Bruno Gomes Pereira Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Palavras-chave:

Interação, Relações de poder, Manipulação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como as relações de poder em sala de aula são estabelecidas a partir da relação entre professor e aluno. Para isso, construí­mos um percurso teórico-metodológico no qual problematizamos questões ligadas í s relações de poder na sala de aula, sendo esta um contexto de interação mediado pela linguagem. Estamos inseridos no campo de estudos da Semiótica Francesa (FONTANILLE, 2007; LANDOWSKI, 2009; BARROS, 1994), tendo em vista que este aporte teórico contribui para a discussão sobre interação entre sujeitos diversos em uma dada construção de sentidos. Nossa pesquisa é do tipo participante, uma vez que os dados foram gerados em uma turma de Segundo Ano do Ensino Médio, de um instituto federal, durante aulas de Lí­ngua Portuguesa ministradas pela primeira autora deste artigo. Tentamos estabelecer um diálogo crí­tico entre concepções teóricas de diferentes pesquisadores, por meio da discussão de situações recorrentes no âmbito da sala de aula. Tentamos perceber, de forma mais completa ou complexa, essas relações de poder. Assim, compreendemos que tais relações ocorrem de maneira assimétrica, o que distancia, do ponto de vista discursivo, professor e aluno. Acreditamos, ainda, que este distanciamento é decorrente de uma relação de poder conflituosa no contexto linguí­stico em questão.

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Referências

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

AQUINO, N. R. M. .; PEREIRA, B. G. . O olhar da semiótica francesa sobre as relações de poder na sala de aula. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 80–92, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1349. Acesso em: 5 nov. 2024.