Práticas discursivas e mí­dium: planos discursivos que afetam os modos de enunciação na interação entre empresas e consumidores

Autores

  • Murilo Coelho de Moura Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Fátima Cristina da Costa Pessoa Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Prática discursiva, Mí­dium, Sites de redes sociais

Resumo

Considerando que a popularização dos sites de redes sociais nas últimas décadas redefiniu a forma como nos relacionamos em sociedade, propomos uma reflexão sobre as práticas discursivas em que atuam empresas e consumidores no Facebook e o modo de enunciar afetado pelas novas possibilidades de interação em plataforma digital. Apoiados na Análise do Discurso francófona, mobilizamos a noção de prática discursiva e mí­dium, conforme propõe Maingueneau (1997, 2008), por entendermos que é relevante investigar esses processos pelas lentes da articulação entre a dimensão linguí­stica e a dimensão histórico-social que implicam modos de dizer e de agir, de reorganização de relações sociais e de exercí­cio de poder. Os dados analisados são constituí­dos pelas publicações das empresas em suas páginas virtuais e pelos comentários dos consumidores e das empresas desdobrados nessas publicações. Defendemos o argumento de que a interação entre empresas e consumidores no Facebook é conduzida sobre uma tensão entre práticas discursivas: de um lado, a prática discursiva organizacional acionada pela empresa e, de outro, a prática discursiva imposta pelos consumidores em busca do atendimento a suas demandas. Essa tensão é determinada pelos modos de enunciação que o mí­dium torna possí­vel.

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

MOURA, M. C. de .; PESSOA, F. C. da C. . Práticas discursivas e mí­dium: planos discursivos que afetam os modos de enunciação na interação entre empresas e consumidores. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 02, p. 81–99, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1018. Acesso em: 23 nov. 2024.