Práticas discursivas e mídium: planos discursivos que afetam os modos de enunciação na interação entre empresas e consumidores
Palavras-chave:
Prática discursiva, Mídium, Sites de redes sociaisResumo
Considerando que a popularização dos sites de redes sociais nas últimas décadas redefiniu a forma como nos relacionamos em sociedade, propomos uma reflexão sobre as práticas discursivas em que atuam empresas e consumidores no Facebook e o modo de enunciar afetado pelas novas possibilidades de interação em plataforma digital. Apoiados na Análise do Discurso francófona, mobilizamos a noção de prática discursiva e mídium, conforme propõe Maingueneau (1997, 2008), por entendermos que é relevante investigar esses processos pelas lentes da articulação entre a dimensão linguística e a dimensão histórico-social que implicam modos de dizer e de agir, de reorganização de relações sociais e de exercício de poder. Os dados analisados são constituídos pelas publicações das empresas em suas páginas virtuais e pelos comentários dos consumidores e das empresas desdobrados nessas publicações. Defendemos o argumento de que a interação entre empresas e consumidores no Facebook é conduzida sobre uma tensão entre práticas discursivas: de um lado, a prática discursiva organizacional acionada pela empresa e, de outro, a prática discursiva imposta pelos consumidores em busca do atendimento a suas demandas. Essa tensão é determinada pelos modos de enunciação que o mídium torna possível.Downloads
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