Mediação formativa na prática de elaboração de artigos cientí­ficos

Autores

  • Regina Celi Mendes Pereira
  • Poliana Dayse Vasconcelos Leitão

Palavras-chave:

Artigo cientí­fico, Capacidades de linguagem, Mediação formativa

Resumo

O processo de apropriação dos gêneros textuais pode efetivar-se de forma espontânea, é o que geralmente acontece com os gêneros primários, ou de forma sistematizada, é o que normalmente ocorre com os gêneros secundários (BAKHTIN, 2003 [1997]). Nos dois casos, a vivência de situações práticas é fator imprescindí­vel para que o sujeito amplie as capacidades de linguagem requeridas nesse processo. Partindo desse pressuposto, relatamos uma experiência didática desenvolvida com os alunos de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Lí­ngua Portuguesa (PAELP) na elaboração do gênero textual artigo cientí­fico, destacando a importância da interação dialogada ao longo da escrita e reescrita dos textos. Nosso objetivo principal é identificar, nas várias versões dos textos, quais capacidades de linguagem (ação, discursivas e linguí­stico-discursivas) (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) foram mais afetadas e permitiram maior avanço na apropriação do gênero. A pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, apoia-se na análise de três artigos, em suas várias versões, fundamentada no aparato teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008). Os resultados revelam que as capacidades de ação e as discursivas foram as mais afetadas no processo de desenvolvimento da escrita dos alunos, interferindo particularmente no ní­vel organizacional, que compreende a planificação do texto e o tratamento dado ao conteúdo temático.

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Referências

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Publicado

2017-06-05

Como Citar

PEREIRA, R. C. M.; LEITÃO, P. D. V. . Mediação formativa na prática de elaboração de artigos cientí­ficos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 63–88, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/873. Acesso em: 5 nov. 2024.