Mediação formativa na prática de elaboração de artigos científicos
Palabras clave:
Artigo científico, Capacidades de linguagem, Mediação formativaResumen
O processo de apropriação dos gêneros textuais pode efetivar-se de forma espontânea, é o que geralmente acontece com os gêneros primários, ou de forma sistematizada, é o que normalmente ocorre com os gêneros secundários (BAKHTIN, 2003 [1997]). Nos dois casos, a vivência de situações práticas é fator imprescindível para que o sujeito amplie as capacidades de linguagem requeridas nesse processo. Partindo desse pressuposto, relatamos uma experiência didática desenvolvida com os alunos de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (PAELP) na elaboração do gênero textual artigo científico, destacando a importância da interação dialogada ao longo da escrita e reescrita dos textos. Nosso objetivo principal é identificar, nas várias versões dos textos, quais capacidades de linguagem (ação, discursivas e linguístico-discursivas) (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) foram mais afetadas e permitiram maior avanço na apropriação do gênero. A pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, apoia-se na análise de três artigos, em suas várias versões, fundamentada no aparato teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008). Os resultados revelam que as capacidades de ação e as discursivas foram as mais afetadas no processo de desenvolvimento da escrita dos alunos, interferindo particularmente no nível organizacional, que compreende a planificação do texto e o tratamento dado ao conteúdo temático.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCINICAS. NBR: 6022/2002. Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, maio de 2003.
ABREU-TARDELLI, L. S. Elaboração de sequências didáticas: ensino e aprendizagem de gêneros em língua inglesa. In: DAMIANOVIC, M. C. (Org.). Material didático: elaboração e avaliação. Taubaté: Cabral: Editora e Livraria Universitária, 2007.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002 [1934-1935].
______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].
––––––. Para uma filosofia do ato responsável. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010 [1920-1924].
BRONCKART, JP. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Pericles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.
––––––. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2006.
––––––. O agir nos discursos: das concepções teóricas í s concepções de trabalho. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo, Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. Estratégias de Ensino (20). São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MARCONI, M. de A. e LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PEREIRA, R. C. M., BASíLIO; R.; LEITíO, P. D. V. Artigo científico: um gênero textual caleidoscópico. Delta. No prelo.
RUIZ, E. M. S. D. Como se corrige redação na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
VOLOCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2002 [1929].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.