A divulgação científica nas mídias sociais: o caso do blog Bússola
Palavras-chave:
Blog, Midiatização científica, Popularização da ciência.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo compreender como o blog Bússola, que integra o site da revista científica Ciência Hoje, se organiza e em que medida contribui para o processo de divulgação da ciência para a sociedade em geral. Para isso, foram observados aspectos relacionados à organização das informações e as diferentes estratégias discursivas empregadas pelo enunciador com o intuito de informar e também de suscitar maior interesse pela leitura por parte dos internautas. Para a fundamentação teórica, empregou-se a teoria Semiolinguística, que sustenta a noção de contrato de midiatização científica proposto por Charaudeau (2008) e estudos de Adam e Lugrin (2000) sobre hiperestrutura. Além disso, aproveitaram-se as categorizações sugeridas por Primo (2011) acerca do termo Interatividade e as considerações propostas por Xavier (2009) que abordam a noção de Hipertexto, pois se levou em conta que o blog possui características pertinentes í s iniciativas de webjornalismo. Utilizou-se na presente pesquisa ideia apresentada por estudiosos da divulgação científica como Charaudeau (2008) e Vogt (2006), entre outros. O desafio deste estudo é mostrar que a simplicidade do discurso empregado, a escolha de imagens e de sinais de pontuação e a organização de uma postagem no blog formam um conjunto de estratégias que podem servir para transformar a linguagem científica em uma linguagem acessível a todos.
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Referências
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