A referenciação anafórica em textos escritos por alunos do ensino superior: o fenômeno das anáforas encapsuladoras

Autores

  • Josinaldo Pereira Paula Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Lidiane Morais Diógenes Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Ensino superior, Escrita acadêmica, Referenciação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a referenciação anafórica em artigos cientí­ficos escritos por alunos do 4º perí­odo do curso de Licenciatura em Letras, do Campus Avançado "Prof. Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Buscamos verificar a regularidade destas retomadas referenciais, especificamente, em relação à referenciação anafórica, e refletir sobre a relevância dos processos referenciais para a execução das atividades de escrita cientí­fica. Nossa discussão teórica está fundamentada em Cavalcante (2003; 2011), Koch (2004), Koch; Morato e Bentes (2005) e Milner (2003). Quanto à constituição do corpus, optamos pela coleta dos dados a partir da análise da introdução dos textos supracitados, observando a regularidade das ocorrências de retomadas anafóricas nestes textos. Como resultados, constatamos que o tipo de anáfora mais utilizado é a anáfora encapsuladora. Assim, entendemos que isto ocorre porque o gênero analisado exige a retomada de porções de textos citadas anteriormente, ligando-as a novas informações, processo que será refletido na qualidade final do texto. Portanto, constatamos na prática uma discussão teórica que afirma que o encapsulamento tem preferência por pronome demonstrativo, pois observamos que mais da metade das retomadas por anáforas encapsuladoras são efetivadas por esse tipo de pronome. Acreditamos que nossos resultados sejam relevantes para as discussões sobre o processo da escrita, uma vez que apontam para a importância deste recurso da referenciação na construção de sentido dos textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAVALCANTE, M. M.; RODRIGUES, B. B.; CIULLA, A. (Orgs.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003.

CAVALCANTE, M. M. Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

KOCH, I. G. V. Introdução à Lingüí­stica Textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

KOCH, I. G. V.; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. (Orgs.). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005.

MILNER, J. C. Reflexões sobre a referência e a correferência. In: CAVALCANTE, M.M.; RODRIGUES, B.B.; CIULLA, A. (Orgs.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003, p. 85-130.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

PAULA, J. P. .; BEZERRA, L. M. D. . A referenciação anafórica em textos escritos por alunos do ensino superior: o fenômeno das anáforas encapsuladoras. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 94–102, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1364. Acesso em: 5 nov. 2024.