A divulgação cientí­fica nas mí­dias sociais: o caso do blog Bússola

Autores/as

  • Rejane Ricardo Ferreira Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palabras clave:

Blog, Midiatização cientí­fica, Popularização da ciência.

Resumen

A presente pesquisa tem como objetivo compreender como o blog Bússola, que integra o site da revista cientí­fica Ciência Hoje, se organiza e em que medida contribui para o processo de divulgação da ciência para a sociedade em geral. Para isso, foram observados aspectos relacionados à organização das informações e as diferentes estratégias discursivas empregadas pelo enunciador com o intuito de informar e também de suscitar maior interesse pela leitura por parte dos internautas. Para a fundamentação teórica, empregou-se a teoria Semiolinguí­stica, que sustenta a noção de contrato de midiatização cientí­fica proposto por Charaudeau (2008) e estudos de Adam e Lugrin (2000) sobre hiperestrutura. Além disso, aproveitaram-se as categorizações sugeridas por Primo (2011) acerca do termo Interatividade e as considerações propostas por Xavier (2009) que abordam a noção de Hipertexto, pois se levou em conta que o blog possui caracterí­sticas pertinentes í s iniciativas de webjornalismo. Utilizou-se na presente pesquisa ideia apresentada por estudiosos da divulgação cientí­fica como Charaudeau (2008) e Vogt (2006), entre outros. O desafio deste estudo é mostrar que a simplicidade do discurso empregado, a escolha de imagens e de sinais de pontuação e a organização de uma postagem no blog formam um conjunto de estratégias que podem servir para transformar a linguagem cientí­fica em uma linguagem acessí­vel a todos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADAM, J.-M. & LUGRIN, G. L"™hyperstructure: unmodeprivilégié de présentationdesévénementsscientifiques. Notas de Cediscor, n.6, 2000, p. 133-149. Disponí­vel em: <http://cediscor.revues.org/327>. Acesso em: 05 nov. 2010.

CHARAUDEAU, P. (org). Du discours de vulgarisation au discous de médiatisation scientifique. La médiatisation de la science. Bruxelles: Éditions De Boeck, 2008a.

______. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Editora Contexto, 2008b.

______. Do contrato de comunicação em geral. In: Discurso das mí­dias. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

CIÊNCIA HOJE. Disponí­vel em: <http://www.cienciahoje.uol.com.br>.. Acesso em: 10 nov. 2010.

LÉVY, P. A Emergência do Cyberspace e as mutações culturais. In: PELLANDA, N.M.C e PELLANDA, E.C. (org). Ciberespaço: Um hipertexto com Pierre Lévy. Artes e Ofí­cios. Porto Alegre, RS. 2000.

MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2010.

MALINI, F. Por uma genealogia da Blogosfera: considerações históricas (1997 a 2001). Disponí­vel em: <http://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/lcvt/article/view/35>. Acesso em: 14 out. 2010.

ORGANIZAÇíO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇíO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Relatório UNESCO sobre ciência 2010.

PRIMO, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2011.

RECUERO, R. da C. Weblogs, Webrings e Comunidades Virtuais. Biblioteca on-line de ciências da comunicação. 2003. Disponí­vel em: <http://www.bocc.uff.br/pag/recuero-raquel-weblogs-webrings-comunidades-virtuais.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2010.

SOUZA, C. M.; SILVEIRA, T. S. Ciência e tecnologia na mí­dia impressa paulista. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande. Set. 2001. Disponí­vel em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP9SOUSA.PDF>. Acesso em: 20 set. 2010.

TELLES, A. Geração Digital. São Paulo. Landscape, 2009.

VOGT, C (org). Cultura Cientí­fica: desafios. São Paulo. Edusp, 2006.

XAVIER, A. C. S. A era do hipertexto: linguagem e tecnologia. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

Publicado

2015-06-05

Cómo citar

FERREIRA, R. R. . A divulgação cientí­fica nas mí­dias sociais: o caso do blog Bússola. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 113–134, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1300. Acesso em: 4 dic. 2024.