Abordagem discursiva da representação social sobre a lí­ngua espanhola: com a palavra, os alunos do curso de Letras/Espanhol do CAMEAM/UERN

Authors

  • Mikaeli Cristina Macêdo Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Lucineudo Machado Irineu Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Keywords:

Representação social, Lí­ngua Espanhola, Alunos de Letras

Abstract

Este trabalho analisa a representação social dos alunos iniciantes do curso de Letras/Espanhol da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau de Ferros, sobre a lí­ngua espanhola, com fins a descrever os elementos temáticos que constituem tal representação. Para tanto, fizemos uma análise discursiva dos significados que estes alunos atribuem à lí­ngua espanhola com base em Irineu (2011). Metodologicamente, optou-se pela aplicação de questionários, como técnica de geração dos dados. Sobre esse viés, o corpus de nossa pesquisa foi gerado e constituí­do pelo material discursivo proveniente da aplicação dos referidos questionários. Como fundamentos teórico-metodológicos, amparamo-nos na Teoria das Representações Sociais, elaborada por Sèrge Moscovici (1976) e complementada por Denise Jodelet (2001), Jean Claude-Abric (2001) e Willem Doise (2001), dentre outros estudiosos do fenômeno em debate. As análises dos dados mostram que o grupo social em questão constrói sua RS sobre a lí­ngua espanhola com base nas crenças e nas imagens consensuais que circulam na sociedade sobre este idioma considerado como uma lí­ngua fácil, de gramática difí­cil, mas que encanta a todos com seu sotaque diferenciado. As análises evidenciam ainda que os elementos temáticos evocados pelos sujeitos da pesquisa orientam os posicionamentos e as atitudes do grupo em relação ao objeto de representação, com base em tomadas de posição simbólicas amparadas no universo consensual dos sujeitos.

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Published

2014-06-05

How to Cite

COSTA, M. C. M. .; IRINEU, L. M. . Abordagem discursiva da representação social sobre a lí­ngua espanhola: com a palavra, os alunos do curso de Letras/Espanhol do CAMEAM/UERN. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 50–63, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1341. Acesso em: 19 sep. 2024.