O blog como ferramenta pedagógica no ensino de produção escrita em língua inglesa no PARFOR
Palavras-chave:
Recursos tecnológicos, Produção escrita, ColaboraçãoResumo
Este estudo é um relato de experiência de uma pesquisa-ação que objetiva analisar o uso de um blog como ferramenta fomentadora da motivação e da colaboração direcionadas para a produção escrita dos alunos de licenciatura em língua inglesa do Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR) na aprendizagem de língua inglesa. O estudo foi realizado durante a disciplina de língua inglesa II em caráter intensivo com 22 alunos no município de Breves-PA. Na ocasião, as atividades de produção escrita foram realizadas no laboratório de informática da escola de ensino fundamental e médio Emerentina em que as aulas eram realizadas, mas os alunos poderiam realizar as atividades com internet em seus telefones móveis e internet pessoal, caso possuíssem acesso. Os resultados apontam para a satisfação e a motivação real dos alunos ao realizarem as atividades no blog. Os alunos também puderam tirar vantagem das atividades previamente postadas pelos outros mais habilidosos tanto na produção escrita, quanto no manejo da tecnologia.Downloads
Referências
AZEVEDO, W. A educação online sem ilusões. Gazeta do Rio, Rio de Janeiro, 3 ago 2000. Disponível em:<http://www.aquifolium.com.br/educacional/gazetarj/>. Acesso em: 20 mar. 2012.
CHAGAS, M. A. O uso de uma comunidade virtual para a aprendizagem de língua inglesa através da interação e colaboração. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇíO E CONTEMPORANEIDADE, 4., 2010, Laranjeiras-Sergipe. Anais... Laranjeiras-UFS. Disponível em:<http://www.educonufs.com.br/IVcoloquio/cdcoloquio/eixo_09/e9-79.pdf> Acesso em: 20 mar. 2012.
DIAS, M. A. A.; SANTOS, H. N. A. O uso de novas tecnologias no ensino de línguas: o uso de blogs como ferramenta de motivação e aprendizagem. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇíO, 3, 2010. Pernambuco. Anais... Pernambuco: UFPE. Disponível em:<http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Marcos-Antonio-Araujo&Herbert-Nunes.pdf> Acesso em: 20 mar. 2012.
DUDENEY, G; HOCKLY, N. How to teach English with technology. Harlow: Longman, 2007.
HARMER, J. How to teach English: an introduction to the practice of English language teaching. Harlow: Longman, 1998.
JONSSON, E. Electronic Discourse: On Speech and Writing on the Internet. 1997. Disponível em:<http://www.ludd.luth.se/~jonsson/D-essay/ElectronicDiscourse.html>. Acesso em: 17 mar. 2012.
MENEZES, V. L. Aprendendo inglês no ciberespaço. In: MENEZES, V. L. (Org.) Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 319-358.
RICHARDS, J. Interchange 2. Third edition. Cambridge: Cambridge. University Press, 2005.
SILVA. T. Second language composition instruction: developments, issues, and directions in ESL. In: KROLL, B. (Ed.) Second language writing: research insights for the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SOUZA, R. A. O discurso oral, o discurso escrito e o discurso eletrônico. In: MENEZES, V. L. (Org.) Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p.16-4.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.