O blog como ferramenta pedagógica no ensino de produção escrita em lí­ngua inglesa no PARFOR

Autores

  • Breno de Campos Belém Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Recursos tecnológicos, Produção escrita, Colaboração

Resumo

Este estudo é um relato de experiência de uma pesquisa-ação que objetiva analisar o uso de um blog como ferramenta fomentadora da motivação e da colaboração direcionadas para a produção escrita dos alunos de licenciatura em lí­ngua inglesa do Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR) na aprendizagem de lí­ngua inglesa. O estudo foi realizado durante a disciplina de lí­ngua inglesa II em caráter intensivo com 22 alunos no municí­pio de Breves-PA. Na ocasião, as atividades de produção escrita foram realizadas no laboratório de informática da escola de ensino fundamental e médio Emerentina em que as aulas eram realizadas, mas os alunos poderiam realizar as atividades com internet em seus telefones móveis e internet pessoal, caso possuí­ssem acesso. Os resultados apontam para a satisfação e a motivação real dos alunos ao realizarem as atividades no blog. Os alunos também puderam tirar vantagem das atividades previamente postadas pelos outros mais habilidosos tanto na produção escrita, quanto no manejo da tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, W. A educação online sem ilusões. Gazeta do Rio, Rio de Janeiro, 3 ago 2000. Disponí­vel em:<http://www.aquifolium.com.br/educacional/gazetarj/>. Acesso em: 20 mar. 2012.

CHAGAS, M. A. O uso de uma comunidade virtual para a aprendizagem de lí­ngua inglesa através da interação e colaboração. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇíO E CONTEMPORANEIDADE, 4., 2010, Laranjeiras-Sergipe. Anais... Laranjeiras-UFS. Disponí­vel em:<http://www.educonufs.com.br/IVcoloquio/cdcoloquio/eixo_09/e9-79.pdf> Acesso em: 20 mar. 2012.

DIAS, M. A. A.; SANTOS, H. N. A. O uso de novas tecnologias no ensino de lí­nguas: o uso de blogs como ferramenta de motivação e aprendizagem. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇíO, 3, 2010. Pernambuco. Anais... Pernambuco: UFPE. Disponí­vel em:<http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Marcos-Antonio-Araujo&Herbert-Nunes.pdf> Acesso em: 20 mar. 2012.

DUDENEY, G; HOCKLY, N. How to teach English with technology. Harlow: Longman, 2007.

HARMER, J. How to teach English: an introduction to the practice of English language teaching. Harlow: Longman, 1998.

JONSSON, E. Electronic Discourse: On Speech and Writing on the Internet. 1997. Disponí­vel em:<http://www.ludd.luth.se/~jonsson/D-essay/ElectronicDiscourse.html>. Acesso em: 17 mar. 2012.

MENEZES, V. L. Aprendendo inglês no ciberespaço. In: MENEZES, V. L. (Org.) Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 319-358.

RICHARDS, J. Interchange 2. Third edition. Cambridge: Cambridge. University Press, 2005.

SILVA. T. Second language composition instruction: developments, issues, and directions in ESL. In: KROLL, B. (Ed.) Second language writing: research insights for the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SOUZA, R. A. O discurso oral, o discurso escrito e o discurso eletrônico. In: MENEZES, V. L. (Org.) Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p.16-4.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

2014-06-05

Como Citar

BELÉM, B. de C. . O blog como ferramenta pedagógica no ensino de produção escrita em lí­ngua inglesa no PARFOR. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 87–106, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1343. Acesso em: 5 nov. 2024.