Material literário em aulas de E/LE: reflexões e perspectivas

Autores/as

  • Regiane Santos Cabral de Paiva niversidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palabras clave:

Material Literário, Ensino, Lí­ngua espanhola

Resumen

Diante de algumas discussões que nos foram coladas ao longo do nosso estudo sobre a importância que o texto literário (TL) representa para o ensino e aprendizagem de uma lí­ngua, nos propomos a apresentar algumas reflexões e perspectivas que o material literário concebe em aulas de lí­ngua, especificamente a de lí­ngua espanhola, seja voltados para a educação básica, ao ensino superior ou a curso de idiomas. Para tanto, nos apoiaremos em autores como Tenorio e Reysábal (1992), Mendoza Fillola (2002, 2007), Albadejo (2007) e Santos (2007), entre outros, para endossar esta discussão. Ao longo de texto, à medida que vamos delineando as reflexões e sinalizando as perspectivas que o TL traz para o ensino, também acrescentaremos algumas sugestões de uso desse texto em aulas de espanhol.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALBADALEJO, M. D. G. Cómo llevar la literatura al aula de ele: de la teorí­a a la Práctica. In: MarcoELE. Revista de didáctica ELE. N. 5, 2007. Disponí­vel em: . Acesso em:<http://redalyc.uaemex.mx/pdf/921/92100503.pdf> 02 mar. 2012.

ALLENDE, I. El caderno de Maya. Buenos Aires: Sudamericana, 2011.

BENEDETTI, M. La tregua: segunda parte. Montevideo: La República; Arca, 1991. (Obras Fundamentales, t.2)

LINDO. Elvira. El trocomóvil. El paí­s, Madrid, 01 ago. 2001. Disponí­vel em:<http://elpais.com/diario/2001/08/01/revistaverano/996616816_850215.html>. Acesso em 24 set. 2013.

MENDOZA FILLOLA, A. La utilización de materiales literarios en la enseñanza de lenguas extranjeras. In: GUILLÉN, C. Lenguas para abrir camino. Madrid: Ministerio de Educación, Ciencia Y Deporte. Aulas de verano. Instituto Superior de Formación del Profesorado. 2002, p.113-166.

_____. Materiales literarios en el aprendizaje de lengua extranjera. Barcelona: I.C.E. Universitat de Barcelona, 2007.

NERUDA, P.. Antologia Poética. 19. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.

SANTOS, A. C. dos. El texto literario y sus funciones en la clase de E/LE: de la teorí­a a la práctica. Anuario brasileño de estudios hispánicos. Madrid: Embajada de España en Brasil/ Consejerí­a de Educación, 2007. Disponí­vel em:<http://www.mec.es/sgci/br/es/publicaciones/anuario/sup_anuario07.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2012)

TENORIO, P.; REYSíBAL, M. V. El aprendizaje significativo de la literatura. Madrid: La Muralla, S.A., 1992.

Publicado

2013-12-10

Cómo citar

PAIVA, R. S. C. de . Material literário em aulas de E/LE: reflexões e perspectivas. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 158 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1279. Acesso em: 20 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores