Reflexões sobre a leitura de quadrinhos: da interpretação à produção textual

Autores/as

  • Lucas Piter Alves Costa Universidade Federal de Viçosa (PPG-UFV)
  • Alex Caldas Simões Universidade Federal de Viçosa (PPG-UFV)

Palabras clave:

Histórias em quadrinhos, Leitura e produção de texto, Ensino, Linguagem multimodal

Resumen

Desde que o Governo Federal começou a incentivar o uso de quadrinhos nas escolas, a problemática sobre o uso desses gêneros em sala de aula começou a surgir. Isso acontece, em parte, devido ao desconhecimento que alunos e professores têm da linguagem dos quadrinhos. Afinal, como trabalhar com quadrinhos para o ensino de leitura de forma efetiva? Acreditamos que o ensino de leitura, interpretação e produção de textos por meio dos quadrinhos será eficiente se focarmos o ensino do gênero e de sua linguagem caracterí­stica. Para discutir essas questões, partiremos das exigências dos PCN (1998) e dos pressupostos de McCloud (1995) sobre a linguagem dos quadrinhos, e adicionaremos as pontuações de autores como Ramos (2008), Bazerman (2005) e Mendonça (2005), dentre outros, sobre o ensino de leitura e produção textual nas escolas.

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Publicado

2012-12-05

Cómo citar

COSTA, L. P. A. .; SIMÕES, A. C. . Reflexões sobre a leitura de quadrinhos: da interpretação à produção textual. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 73–87, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1209. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores