A formação inicial do professor de lí­ngua através de atividades de ensino e de pesquisa: uma reflexão

Autores/as

  • Cleide Inês Wittke

Palabras clave:

Formação Inicial, Ensino da Escrita;, Texto/Gênero textual

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino da escrita na formação inicial do professor de lí­ngua, envolvendo práticas de ensino e de pesquisa. Com uma base teórica construí­da pela interface entre as teorias da Linguí­stica Textual (KOCH, 2006; KOCH, ELIAS, 2010, 2016) e do Interacionismo Sociodiscursivo (MACHADO, 2005; BRONCKART, 2008, 2012), tendo o texto/gênero de texto como objeto de ensino (SCHNEUWLY, DOLZ, 2009, 2010), desenvolvemos este estudo a partir de dois momentos vivenciados na atividade de formação inicial: em disciplinas de Leitura e Produção de textos e em um projeto de pesquisa voltado ao ensino da produção escrita. Foi possí­vel concluir que, embora o texto seja reconhecido como objeto de estudo, os futuros professores ainda encontram dificuldades em abordá-lo e produzi-lo sob uma perspectiva de interação, de construção de sentidos. Vemos o trabalho por meio de projetos como uma possibilidade de superar tais dificuldades no ensino da escrita.

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WITTKE, C. I.; SCHNEUWLY, B. A didática na formação do professor de lí­nguas sob a perspectiva do pesquisador

Publicado

2017-06-05

Cómo citar

WITTKE, C. I. . A formação inicial do professor de lí­ngua através de atividades de ensino e de pesquisa: uma reflexão. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 243–258, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/952. Acesso em: 27 nov. 2024.