Desafios e reflexões acerca do ensino de produção textual escrita durante a pandemia de Covid-19: concepções docentes em chave interacionista sociodiscursiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02412

Palabras clave:

Ensino remoto emergencial, Produção textual escrita, Trabalho e formação docente

Resumen

Este artigo, de base qualitativa e abordagem interpretativista, realiza uma análise de concepções relativas ao ensino de produção textual escrita verbalizadas por duas professoras de Língua Portuguesa em formação continuada durante a pandemia de Covid-19. Vale-se, para isso, do referencial teórico do Interacionismo Sociodiscursivo, articulado à reflexão sobre ensino da escrita desde uma perspectiva textual. A metodologia adotada envolveu a análise das interações verbais das duas professoras durante um encontro destinado à formação continuada docente realizado em dezembro de 2020, ao término do primeiro ano letivo em regime de ensino remoto emergencial. Os resultados obtidos evidenciam os desafios enfrentados pelas docentes no contexto do ensino remoto emergencial, destacando questões relacionadas à adaptação de métodos e procedimentos de ensino, à escassez de recursos didáticos e à desigualdade de conhecimentos discentes considerados necessários à produção de textos escritos. Além disso, ressaltam a importância de considerar tais desafios ao planejar estratégias de ensino em situações de crise sanitária ou mesmo incorporação de recursos digitais online para o trabalho do professor com o ensino da escrita.

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Biografía del autor/a

Bruno Scienza Schmidt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac RS.

 

Anderson Carnin, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor da Universidade Estadual de Campinas. Membro dos Grupos de Pesquisa Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações (ALTER/USP) e Práticas de escrita e de reflexão sobre a escrita em diferentes mídias (UNICAMP).

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Publicado

2024-07-02

Cómo citar

SCHMIDT, B. S.; CARNIN, A. Desafios e reflexões acerca do ensino de produção textual escrita durante a pandemia de Covid-19: concepções docentes em chave interacionista sociodiscursiva. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02412, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02412. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6001. Acesso em: 5 oct. 2024.