Produção textual escrita: teorias e práticas

Auteurs

  • Carla Ane Nascimento de Oliveira Almeida
  • Lúcia Fernanda Pinheiro Barros

Mots-clés :

Manuais didáticos, Produção textual escrita, Abordagens metodológicas

Résumé

Este artigo, parte integrante do segundo capí­tulo da dissertação de Mestrado, teve como objetivo analisar o trabalho com a produção textual escrita na coleção didática de Lí­ngua Portuguesa – Novas Palavras – aprovada nas quatro edições (2006, 2009, 2012 e 2015) do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLD-EM). A análise consiste em investigar como as propostas de produção de textos dessa coleção evoluem para atender í s abordagens metodológicas para o ensino de produção escrita. Para melhor compreensão do nosso objetivo, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos e metodológicos do ensino de produção de textos, de acordo com í s posições defendidas por pesquisadores como Travaglia (1998), Guedes (2009), Bonini (2002), Barros (2012). Nosso estudo traçou uma análise na perspectiva comparativo-diacrônica, apresentando um breve histórico das metodologias de ensino de produção textual escrita em contraponto com as propostas do Manual Didático, a fim de identificar se essas acompanham as mudanças e evoluções daquelas. Ao final, concluí­mos, por vários aspectos, que o eixo da produção escrita na coleção Novas Palavras não está de acordo com os pressupostos teóricos mais atuais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AMARAL, E. et al. Novas Palavras: português, volume único. 2. ed. São Paulo: FTD, 2003.

______. Novas Palavras: português, volume 1. 2. ed. renov. São Paulo: FTD, 2005a.

______. Novas Palavras: português, volume 2. 2. ed. renov. São Paulo: FTD, 2005b.

______. Novas Palavras: português, volume 3. 2. ed. renov. São Paulo: FTD, 2005c.

______. Novas Palavras: português, volume 1. São Paulo: FTD, 2010a.

______. Novas Palavras: português, volume 2. São Paulo: FTD, 2010b.

______. Novas Palavras: português, volume 3. São Paulo: FTD, 2010c.

BARROS, F. O professor e a produção de textos escritos: o que se ensina quando se ensina a escrever? Por que se ensina o que se ensina? 2012. 316 f. Tese (Doutorado em Linguí­stica do Texto e do Discurso). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2012.

BONINI, A. Metodologias do ensino de produção textual: a perspectiva da enunciação e o papel da psicolinguí­stica. Perspectiva, Florianópolis: v. 20, n.01, p. 23-47, jan./jun. 2002.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sócio-discursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 1999.

GERALDI, J. W. (Org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

GUEDES, P. C. Da redação í produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, R. O livro didático de Lí­ngua Portuguesa: modos de usar, modos de escolher. In: O livro didático em questão. Boletim Salto para o futuro/TV escola, s/d. Disponí­vel em: . Acesso em: jul. 2013.

SCHNEUWLY, Bernard e DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Téléchargements

Publiée

2018-04-10

Comment citer

ALMEIDA, C. A. N. de O. .; BARROS, L. F. P. . Produção textual escrita: teorias e práticas. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 62–82, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/566. Acesso em: 5 oct. 2024.