Da descrição à compreensão das práticas docentes: a importância da escolha dos dispositivos de redução e de análise de dados para a apreensão das lógicas de ensino
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02029Palavras-chave:
Didática, Trabalho docente, SinopseResumo
Inscrita numa orientação sócio-histórica da Didática, esta nossa contribuição visa demonstrar a necessidade de uma análise prévia de uma massa de dados audiovisuais recolhidos - no caso, de práticas de ensino, em sala de aula -, para uma compreensão mais completa. Para tal, apresentaremos as etapas deste mesmo processo de redução de dados. Num primeiro momento, este processo permite uma descrição das práticas de ensino filmadas, com a elaboração das chamadas sinopses. Porém, posteriormente, e a partir desta mesma descrição, é já possível caminhar para uma compreensão destas mesmas práticas, com o recurso í s respectivas macroestruturas. Estas duas ferramentas metodológicas foram concebidas pelo grupo de investigação GRAFE. Os exemplos apresentados são retirados de uma pesquisa empírica sobre o ensino da escrita de um texto de opinião,[1] em língua portuguesa, a alunos do 6.º ano de escolaridade, em escolas de Aveiro, em Portugal, e desenvolvida no seio do grupo de investigação ProTextos, sendo possível constatar, como veremos, através dos resultados obtidos, a relevância de uma tal análise, para uma compreensão mais profunda da atividade docente.
Downloads
Referências
AEBY DAGHÉ, S. Candide, la fée carabine et les autres"¦ un modèle didactique de la lecture/littérature. Observation de leçons de lecture/littérature en 9e année secondaire. Genève: Université de Genève, 2008.
AEBY-DAGHÉ, S.; DOLZ, J. Des gestes didactiques fondateurs aux gestes spécifiques í l'enseignement/apprentissage du texte d'opinion. In: BUCHETON, D.; DEZUTTER, O. (ed.). Professionnaliser l'enseignement du français: un défi pour la recherche et la formation. Bruxelles: De Boeck Supérieur, 2008. p. 83-105.
AMIGUES, R.; LATAILLADE, G.; MENCHERINI, N. Travail du professeur et activité de l"™élève dans les dispositifs d"™aide aux élèves en difficulté: un exemple, les groupes de consolidation. Revue Suisse des Sciences de l"™Education, v. 2, p. 299-317, 2001.
BRONCKART, J.-P. Un retour nécessaire sur la question du développement. Le café pédagogique, 07 maio de 2007. Disponível em: http://www.cafepedagogique.net/lesdossiers/Pages/82_Vygotski_bronckart.aspx. Acesso em: 30 jun. 2020.
BRONCKART, J.-P. (ed.). Agir et discours en situation de travail. Genève: Université de Genève, 2004.
BRONCKART, J.-P.; PLAZAOLA GIGER, I. La transposition didactique. Histoires et perspectives d'une problématique fondatrice. Pratiques, n. 97-98, p. 35-58, 1998.
BUCHETON, D.; CHABANNE, J. C. Les gestes professionnels de l"™enseignant de français. Paris: PUF, 2007.
CARVALHO, J. A. B.; BARBEIRO, L. F. Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, p. 609-628, 2013.
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La pensée sauvage, 1985.
CORDEIRO, G. S.; SCHNEUWLY, B. La mise en activité de deux objets d'enseignement en classe de français: le texte d'opinion et la subordonnée relative. In: COLLOQUE INTERNATIONAL DE L"™AIRDF, 9., 2004, Québec. Atas ["¦]. Québec: Université Laval, 2004. p. 1-21.
COUTINHO, M. A. D. C.; MIRANDA, F.; LEURQUIN, E. Formação docente: textos, teorias e práticas. Campinas: Mercado das Letras, 2015.
DOLZ, J.; PLANE, S. Les recherches sur les pratiques de formation en lecture et écriture: un champ í l'intersection de la didactique du français et de la professionnalisation des enseignants. In: DOLZ, J.; PLANE, S. (ed.). Formation des enseignants et enseignement de la lecture et de l'écriture. Recherches sur les pratiques. Namur: Presses Universitaires de Namur, 2008. p. 5-17.
DOLZ, J.; TOULOU, S. De la macrostructure de la séquence d"™enseignement du texte d"™opinion í l"™analyse des interactions didactiques. Travail et formation en éducation, v. 1, p. 1-27, 2008.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. S'exprimer en français: séquences didactiques pour l'oral et l'écrit. Bruxelles: De Boeck & Larcier, 2001.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; THÉVENAZ-CHRISTEN, T.; WIRTHNER, M. Les tâches et leurs entours en classe de français. In: COLLOQUE INTERNATIONAL DE LA DFLM, 8., 2002, Neuchâtel. Atas ["¦]. Neuchâtel: Association internationale pour le développement de la recherche en didactique du français langue maternelle, 2002. 1 CD-ROM.
DOLZ-MESTRE, J.; GAGNON, R. Des outils pour saisir la complexité des objets í enseigner et des pratiques d'enseignement et de formation. In: LUSSI BORER, V.; RIA, L. (ed.). Apprendre í enseigner. Paris: Presses Universitaires de France, 2016. p. 107-123.
DOLZ, J.; GAGNON, R. Former í enseigner la production écrite. Villeneuve-d"™Ascq: Presses universitaires du Septentrion, 2018.
DOLZ-MESTRE, J.; LEUTENEGGER, F. L'analyse des pratiques: une démarche fondamentale dans la formation des enseignants? Formation et pratiques d'enseignement en questions, v. 18, p. 7-16, 2015.
GOIGOUX, R. Lector in didactica. Un cadre théorique pour l"™activité du maître. In: BERNIE, J. P. (org.). Apprentissage, développement et significations. Paris: Presses Universitaires de France, 2001a. p. 129-154.
GOIGOUX, R. Recherche en didactique du Français: contribution aux débats d"™orientation. In: LARRUY, M. M. (ed.), Questions d"™épistémologie en didactique du Français (langue maternelle, seconde, langue étrangère). Poitiers: Les Cahiers Forell, 2001b. p.125-132.
GOIGOUX, R.; SERRES, G. Analyse du travail pour la formation et en formation de formateurs d"™enseignants. Raisons Educatives, n. 19, p. 1-16, 2015.
GRAÇA, L. O papel das ferramentas didácticas nas práticas docentes de escrita. 2010. 648 f. Tese (Doutorado) - Universidade de Aveiro, Aveiro, 2010.
GRAÇA, L.; PEREIRA, L. í. A sinopse: uma ferramenta metodológica para analisar a prática docente. Indagatio Didactica, v. 6, n. 2, p. 49-72, 2014a.
GRAÇA, L.; PEREIRA, L. í. A sinopse: ferramenta metodológica para a compreensão das práticas de ensino. Nupem, v. 6, n. 10, 2014b.
GRAÇA, L.; PEREIRA, L. í.; DOLZ, J. Resistências e obstáculos na formação contínua de professores: um estudo de caso sobre o ensino da escrita em diferentes disciplinas. Estudos Linguísticos/Linguistics Studies, v. 10, p. 263-282, 2014.
PEREIRA, L. A. Escrever em português. Didácticas e práticas. Porto: Edições Asa, 2000a.
PEREIRA, L. A. Sequência didáctica. In: LAMAS, E. (org.). Dicionário de metalinguagens da didáctica. Porto: Porto Editora, 2000b. p. 439-440.
PEREIRA, L. í.; CARDOSO, I. A sequência de ensino como dispositivo didático para a aprendizagem da escrita num contexto de formação de professores. In: PEREIRA, L. í.; CARDOSO, I. (org.). Reflexão sobre a escrita: o ensino de diferentes géneros de textos. Aveiro: UA Editora, 2013. p. 36-65.
PEREIRA, L. A.; CARDOSO, I.; GRAÇA, L. For a definition of the teaching/learning of writing in L1: research and action. L1 Educational Studies in Language and Literature, v. 9, p. 87-123, 2009.
PEREIRA, L. í.; GRAÇA, L.; CARNIN, A. Modelos de formação para o ensino da escrita em Portugal e no Brasil. Revista da Faeeba, v. 23, n. 41, 129-137, 2014.
PEREIRA, L. í.; GRAÇA, L.; MARQUES, V.; CARDOSO, I. Country report: Portugal. In: KRUSE, O.; CHITEZ, M.; RODRIGUEZ, B.; CASTELLÓ, M. (ed.). Exploring european writing cultures: country reports on genres, writing practices and languages used in european higher education (Working Papers in Applied Linguistics 10). Winterthur: ZHAW Zürcher Hochschule für Angewandte Wissenschaften, 2016. p. 163-178.
PEREIRA, L. í.; PEREIRA, I. S. P.; CARDOSO, I. Writing to learn from experience: unguided reflection as meaning making practices for teachers. In: ORTOLEVA, G.; BÉTRANCOURT, M.; BILLETT, S. (ed.). Writing for professional development ("Studies in Writing"). 32. ed. Leiden, Boston: Brill, 2016. p. 88-106.
PERRIN-GLORIAN, M. J.; Y. REUTER (ed.). Les méthodes de recherche en didactiques. Villeneuve d"™Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2006.
RONVEAUX, C.; GAGNON, R.; AEBY DAGHE, S.; DOLZ-MESTRE, J. Os objetos de ensino e a formação em francês: as sequências, os dispositivos e suas sinopses. In: DORIER, J.-L.; LEUTENEGER, F.; SCHNEUWLY, B. (org.). Didática em construção, construções das didáticas. Fortaleza: Parole, 2017. p. 205-228.
SANCHEZ ABCHI, V. S.; SILVA HARDMEYER, C.; DOLZ-MESTRE, J. Les outils de la formation pour enseigner la production écrite. In: DOLZ-MESTRE, J. ; GAGNON, R. (ed.). Former í enseigner la production écrite. Villeneuve d'Ascq: Press Universitaires du Septentrion, 2018. p. 229-261.
SAUJAT, F. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 3-34.
SCHNEUWLY, B. De l'utilité de la "transposition didactique". In: CHISS, J.-L.; DAVID, J.; REUTER, Y. (ed.). Didactique du français. Paris: Nathan, 1995. p. 47-62.
SCHNEUWLY, B. Les outils de l"™enseignant: un essai didactique. Repères, v. 22, p. 19-38, 2000.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ-MESTRE, J. (avec la collaboration de AEBY DAGHÉ, S., BAIN, D., CANELAS TREVISI, S., CORDEIRO SALES, G., GAGNON, R., JACQUIN, M., RONVEAUX, C., THÉVENAZ-CHRISTEN, T.; TOULOU, S.). Des objets enseignés en classe de français. Le travail de l"™enseignant sur la rédaction de textes argumentatifs et sur la subordonnée relative. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2009.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ-MESTRE, J.; RONVEAUX, C. Le synopsis: un outil pour analyser les objets enseignés. In: PERRIN-GLORIAN, M. J.; REUTER, Y. (ed.). Les méthodes de recherche en didactiques. Villeneuve d"™Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2006. p. 175-189.
SCHNEUWLY, B.; CORDEIRO, G. S.; DOLZ, J. A la recherche de l'objet enseigné: une démarche multifocale. Les dossiers des sciences de l'éducation, v. 14, p. 77-93, 2005.
VERRET, M. Le temps des études. Paris: Université de Paris V, 1974.
WIRTHNER, M. La transformation de pratiques d"™enseignement par l"™outil de travail: observation de séquences d"™enseignement du résumé écrit de texte informatif í l"™école secondaire. 2006. 405 f. Tese (Doutorado). Université de Genève, Genève, 2006.
WIRTHNER, M.; SCHNEUWLY, B. Variabilité et contrainte dans la construction des significations d"™un objet d"™enseignement: l"™effet d"™un outil pour enseigner le résumé d"™un texte informatif. In: MORO, C.; RICKENMANN, R. (ed.). Situation éducative et signification. Bruxelles: Raisons éducatives-De Boeck, 2004. p. 107-134.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Diálogo das Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.