Da descrição à compreensão das práticas docentes: a importância da escolha dos dispositivos de redução e de análise de dados para a apreensão das lógicas de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02029

Palavras-chave:

Didática, Trabalho docente, Sinopse

Resumo

Inscrita numa orientação sócio-histórica da Didática, esta nossa contribuição visa demonstrar a necessidade de uma análise prévia de uma massa de dados audiovisuais recolhidos - no caso, de práticas de ensino, em sala de aula -, para uma compreensão mais completa. Para tal, apresentaremos as etapas deste mesmo processo de redução de dados. Num primeiro momento, este processo permite uma descrição das práticas de ensino filmadas, com a elaboração das chamadas sinopses. Porém, posteriormente, e a partir desta mesma descrição, é já possí­vel caminhar para uma compreensão destas mesmas práticas, com o recurso í s respectivas macroestruturas. Estas duas ferramentas metodológicas foram concebidas pelo grupo de investigação GRAFE.  Os exemplos apresentados são retirados de uma pesquisa empí­rica sobre o ensino da escrita de um texto de opinião,[1] em lí­ngua portuguesa, a alunos do 6.º ano de escolaridade, em escolas de Aveiro, em Portugal, e desenvolvida no seio do grupo de investigação ProTextos, sendo possí­vel constatar, como veremos, através dos resultados  obtidos, a relevância de uma tal análise, para uma compreensão mais profunda da atividade docente.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

GRAÇA , L. de A. . Da descrição à compreensão das práticas docentes: a importância da escolha dos dispositivos de redução e de análise de dados para a apreensão das lógicas de ensino. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. e02029, 2020. DOI: 10.22297/2316-17952020v09e02029. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2768. Acesso em: 27 dez. 2024.