Paradigmas de ensino revelados pelo dizer do professor
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02018Palavras-chave:
Paradigmas de Ensino, Atuação docente, AutoconfrontaçãoResumo
Neste artigo, apresentamos um estudo de caso cujo objetivo consiste em discutir acerca dos paradigmas de ensino revelados pelo dizer de um professor de Língua Portuguesa. Para tanto, fundamentamo-nos nas concepções de paradigmas de ciência (BEHRENS; OLIARI, 2007; VASCONCELLOS, 2002) e nos paradigmas tradicional e construtivista de ensino (LEíO, 1999; JORDíO; FOGAÇA, 2012). Posteriormente, pautamo-nos no nível enunciativo do quadro procedimental para análise de textos proposto pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006; BRONCKART; MACHADO, 2004). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo (MINAYO, 2009), de base etnográfica (MATTOS, 2011). A geração de dados ocorreu em três etapas: (1) entrevista semiestruturada; (2) gravação em áudio de dez aulas ministradas pelo participante da pesquisa em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Educação, situada na cidade de Campina Grande – PB; (3) sessões de autoconfrontação simples. Percebemos, a partir da análise dos dados, que os mecanismos enunciativos mobilizados pelo professor, ao ministrar aulas, coadunam-se com o paradigma tradicional de ensino. Todavia, durante as sessões de autoconfrontação simples, as reflexões apresentadas pelo docente se reportam ao paradigma construtivista de ensino.
Downloads
Referências
BEHRENS, M. A.; OLIARI, A. L. T. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional à complexidade. Diálogo Educacional, v. 7, n. 22, p. 53-66, set./dez. 2007.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.
BRONCKART, J. P.; MACHADO, A. R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 131-163.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
CLOT, Y.; FAíTA, D. Genres et styles en analyse du travail: concepts et méthodes. Travailler, n. 4, p. 7-42, 2000.
CLOT, Y. Clínica do trabalho, clínica do real. Tradução: Kátia Santo¬rum e Suyanna Linhales Barker. Le journal des psychologues, n. 185, mar. 2001. Não paginado.
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa. 2. ed. Madrid: Taurus, 1987.
JORDíO, C.; FOGAÇA, C. Carvalhos, juncos, árvores e rizomas: paradigmas na formação de professores. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 12, n. 3, p. 493-510, 2012.
LANFERDINI, P. A. F.; CRISTOVAO, V. L. L. O agir docente revelado no trabalho de planejamento e produção de uma sequência didática: contribuições para a construção de uma semiologia do agir. DELTA, v. 33, n. 4, p. 1235-1269, 2017.
LEíO, D. M. Paradigmas contemporâneos de educação: Escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa, n. 107, p. 187-206, 1999.
LOUSADA, E. G. Entre o trabalho prescrito e o realizado: um espaço para a emergência do trabalho real do professor. 2006. 346 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
MATTOS, C. L. G. A abordagem etnográfica na investigação científica. In: MATTOS, C. L. G.; CASTRO, P. A. (org.). Etnografia e educação: conceitos e usos. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 49-83.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MOITA LOPES, L. P. (org.) Linguística aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Processos de formação de professoras iniciantes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, n. 217, p. 382-400, set./dez. 2006.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 2. ed. Campinas: Papirus, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Diálogo das Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.