Paradigmas de ensino revelados pelo dizer do professor
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02018Palabras clave:
Paradigmas de Ensino, Atuação docente, AutoconfrontaçãoResumen
Neste artigo, apresentamos um estudo de caso cujo objetivo consiste em discutir acerca dos paradigmas de ensino revelados pelo dizer de um professor de Língua Portuguesa. Para tanto, fundamentamo-nos nas concepções de paradigmas de ciência (BEHRENS; OLIARI, 2007; VASCONCELLOS, 2002) e nos paradigmas tradicional e construtivista de ensino (LEíO, 1999; JORDíO; FOGAÇA, 2012). Posteriormente, pautamo-nos no nível enunciativo do quadro procedimental para análise de textos proposto pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006; BRONCKART; MACHADO, 2004). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo (MINAYO, 2009), de base etnográfica (MATTOS, 2011). A geração de dados ocorreu em três etapas: (1) entrevista semiestruturada; (2) gravação em áudio de dez aulas ministradas pelo participante da pesquisa em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Educação, situada na cidade de Campina Grande – PB; (3) sessões de autoconfrontação simples. Percebemos, a partir da análise dos dados, que os mecanismos enunciativos mobilizados pelo professor, ao ministrar aulas, coadunam-se com o paradigma tradicional de ensino. Todavia, durante as sessões de autoconfrontação simples, as reflexões apresentadas pelo docente se reportam ao paradigma construtivista de ensino.
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Citas
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