Documentos oficiais e o inglês no ensino médio brasileiro: um breve histórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02017

Palavras-chave:

Ensino, Inglês como lí­ngua estrangeira, Documentos oficiais

Resumo

Este trabalho consiste em um estudo sobre a história dos documentos oficiais referentes ao ensino de inglês como lí­ngua estrangeira no ensino médio no Brasil, desde o Império até o surgimento da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é analisar como os acontecimentos polí­ticos e socioeconômicos influenciaram na elaboração das normativas referentes ao ensino de lí­ngua inglesa em vigor na atualidade. A pesquisa foi baseada sobretudo nos trabalhos de Scaglion (2019), Quevedo-Camargo e Silva (2017), Leffa (1999) e Chagas (1967), de natureza historiográfica. O estudo mostrou que as relações polí­tico-econômicas entre Brasil e Inglaterra e entre Brasil e Estados Unidos influenciaram, de maneira significativa, a elaboração das três versões da LDB e consequentemente nos discursos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, das Orientações Curriculares para o Ensino Médio e da BNCC. De igual maneira, as mudanças econômicas e sociais foram relevantes na elaboração dos demais documentos que normatizam e orientam o ensino de inglês no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, J. C.; ROCHA, N. A. Lí­ngua e cultura: as orientações curriculares para ensino de lí­ngua estrangeira. EntreLí­nguas, v. 5, p. 24-38, jan./jun. 2019.

BRASIL. Decreto nº 1.194, de 28 de dezembro de 1892. Aprova o regulamento para o Ginásio Nacional. Coleção de Leis do Brasil: Brasí­lia, DF, vol. 1, p. 1228, 28 dez. 1892. Disponí­vel em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1194-28-dezembro-1892-513140-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 19 dez. 2019.

BRASIL. Decreto n. 19.890, de 1 de maio de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Diário Oficial da União: Brasí­lia, DF, p. 6945, 1 maio 1931. Disponí­vel em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html. Acesso em: 23 dez. 2019.

BRASIL. Decreto n. 20.833, de 24 de dezembro de 1931. Extingue cargos de professores no Colégio Pedro II e dispõe sobre o ensino de lí­nguas vivas estrangeiras no mesmo Colégio. Diário Oficial da União: seção 1, Brasí­lia, DF, p. 20626, 24 dez. 1931. Disponí­vel em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-20833-21-dezembro-1931-508467-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 26 dez. 2019.

BRASIL. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa Diretrizes e Bases para a educação nacional. Diário Oficial da União: Brasí­lia, DF, p. 11429, 20 dez. 1961. Seção 1. Disponí­vel em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-norma-pl.html. Acesso em: 20 jan. 2020.

BRASIL. Lei nº 5692, de 12 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasí­lia, DF, p. 6377, 12 ago. 1971. Seção 1. Disponí­vel em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 21 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasí­lia: MEC/SEF, 2018. Disponí­vel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 2 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasí­lia: MEC, 20 nov. 1996. Disponí­vel em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 30 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasí­lia: SEB/MEC, 2006. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasí­lia: MEC, 2002. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasí­lia: MEC, 2000. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais de Lí­ngua Estrangeira: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental - Lí­ngua Estrangeira. Brasí­lia: MEC, 1998. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.

CANTARELLI, A. P.; LIMA, C. D. C. Beyond the verb to be: o ensino da lí­ngua inglesa sob uma perspectiva intercultural. Anthesis, v. 5, p. 177-196, jan./jun. 2017.

CHAGAS, R. V. C. Didática especial de lí­nguas modernas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.

DUBOC, A. P. M. Redesenhando currí­culos de lí­ngua inglesa em tempos globais. Revista Brasileira de Linguí­stica Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011.

LEFFA, V. J. O ensino de lí­nguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.

LIMA, G. P. Breve trajetória da lí­ngua inglesa e do livro didático de inglês no Brasil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, 6.,, 2008, Londrina, PR. Anais [...]. Londrina, PR: VI SEPECH, 2008.

MACHADO, R.; CAMPOS, T. R.; SAUNDERS, M. C. História do ensino de lí­nguas no Brasil: avanços e retrocessos. HELB, ano 1, n. 1, 2007. Não paginado.

MENEGAZZO, M. A. Os PCN E PCN+ de lí­ngua estrangeira: sugestões aplicáveis? 2006. 170 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006.

PAIVA, V. L. M. O. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de lí­ngua inglesa. In: STEVENS, C. M. T; CUNHA, M. J. Caminhos e colheitas: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasí­lia: UnB, 2003. p. 53-84.

QUEVEDO-CAMARGO, G.; SILVA, G. C. O inglês na educação básica brasileira: sabemos sobre ontem; e quanto ao amanhã? Ensino e Tecnologia em Revista, v. 1, n. 2, p. 258-271, 2017.

RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1986.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crí­tica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SCAGLION, L. F. Polí­ticas nacionais sobre o ensino de lí­ngua inglesa no Brasil: o que dizem os documentos sobre a sua inserção nos currí­culos escolares. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marí­lia, São Paulo, 2019.

SILVA, F. M. Dos PCN LE í s OCEM: o ensino de lí­ngua inglesa e as polí­ticas linguí­sticas educativas brasileiras. Pesquisas em Discurso Pedagógico, v. 1, 2015. Não paginado.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

OLIVEIRA, R. M. de .; LAGO, N. A. do . Documentos oficiais e o inglês no ensino médio brasileiro: um breve histórico. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. e02017, 2020. DOI: 10.22297/2316-17952020v09e02017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2456. Acesso em: 5 nov. 2024.