Documentos oficiais e o inglês no ensino médio brasileiro: um breve histórico
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02017Palavras-chave:
Ensino, Inglês como língua estrangeira, Documentos oficiaisResumo
Este trabalho consiste em um estudo sobre a história dos documentos oficiais referentes ao ensino de inglês como língua estrangeira no ensino médio no Brasil, desde o Império até o surgimento da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é analisar como os acontecimentos políticos e socioeconômicos influenciaram na elaboração das normativas referentes ao ensino de língua inglesa em vigor na atualidade. A pesquisa foi baseada sobretudo nos trabalhos de Scaglion (2019), Quevedo-Camargo e Silva (2017), Leffa (1999) e Chagas (1967), de natureza historiográfica. O estudo mostrou que as relações político-econômicas entre Brasil e Inglaterra e entre Brasil e Estados Unidos influenciaram, de maneira significativa, a elaboração das três versões da LDB e consequentemente nos discursos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, das Orientações Curriculares para o Ensino Médio e da BNCC. De igual maneira, as mudanças econômicas e sociais foram relevantes na elaboração dos demais documentos que normatizam e orientam o ensino de inglês no Brasil.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 1.194, de 28 de dezembro de 1892. Aprova o regulamento para o Ginásio Nacional. Coleção de Leis do Brasil: Brasília, DF, vol. 1, p. 1228, 28 dez. 1892. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1194-28-dezembro-1892-513140-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 19 dez. 2019.
BRASIL. Decreto n. 19.890, de 1 de maio de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 6945, 1 maio 1931. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html. Acesso em: 23 dez. 2019.
BRASIL. Decreto n. 20.833, de 24 de dezembro de 1931. Extingue cargos de professores no Colégio Pedro II e dispõe sobre o ensino de línguas vivas estrangeiras no mesmo Colégio. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 20626, 24 dez. 1931. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-20833-21-dezembro-1931-508467-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 26 dez. 2019.
BRASIL. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa Diretrizes e Bases para a educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 11429, 20 dez. 1961. Seção 1. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-norma-pl.html. Acesso em: 20 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 5692, de 12 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 6377, 12 ago. 1971. Seção 1. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 21 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 2 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 20 nov. 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 30 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: SEB/MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental - Língua Estrangeira. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.
CANTARELLI, A. P.; LIMA, C. D. C. Beyond the verb to be: o ensino da língua inglesa sob uma perspectiva intercultural. Anthesis, v. 5, p. 177-196, jan./jun. 2017.
CHAGAS, R. V. C. Didática especial de línguas modernas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.
DUBOC, A. P. M. Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011.
LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.
LIMA, G. P. Breve trajetória da língua inglesa e do livro didático de inglês no Brasil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, 6.,, 2008, Londrina, PR. Anais [...]. Londrina, PR: VI SEPECH, 2008.
MACHADO, R.; CAMPOS, T. R.; SAUNDERS, M. C. História do ensino de línguas no Brasil: avanços e retrocessos. HELB, ano 1, n. 1, 2007. Não paginado.
MENEGAZZO, M. A. Os PCN E PCN+ de língua estrangeira: sugestões aplicáveis? 2006. 170 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006.
PAIVA, V. L. M. O. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de língua inglesa. In: STEVENS, C. M. T; CUNHA, M. J. Caminhos e colheitas: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: UnB, 2003. p. 53-84.
QUEVEDO-CAMARGO, G.; SILVA, G. C. O inglês na educação básica brasileira: sabemos sobre ontem; e quanto ao amanhã? Ensino e Tecnologia em Revista, v. 1, n. 2, p. 258-271, 2017.
RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1986.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SCAGLION, L. F. Políticas nacionais sobre o ensino de língua inglesa no Brasil: o que dizem os documentos sobre a sua inserção nos currículos escolares. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, São Paulo, 2019.
SILVA, F. M. Dos PCN LE í s OCEM: o ensino de língua inglesa e as políticas linguísticas educativas brasileiras. Pesquisas em Discurso Pedagógico, v. 1, 2015. Não paginado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Diálogo das Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.