Documentos oficiais e o inglês no ensino médio brasileiro: um breve histórico
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02017Palavras-chave:
Ensino, Inglês como língua estrangeira, Documentos oficiaisResumo
Este trabalho consiste em um estudo sobre a história dos documentos oficiais referentes ao ensino de inglês como língua estrangeira no ensino médio no Brasil, desde o Império até o surgimento da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é analisar como os acontecimentos políticos e socioeconômicos influenciaram na elaboração das normativas referentes ao ensino de língua inglesa em vigor na atualidade. A pesquisa foi baseada sobretudo nos trabalhos de Scaglion (2019), Quevedo-Camargo e Silva (2017), Leffa (1999) e Chagas (1967), de natureza historiográfica. O estudo mostrou que as relações político-econômicas entre Brasil e Inglaterra e entre Brasil e Estados Unidos influenciaram, de maneira significativa, a elaboração das três versões da LDB e consequentemente nos discursos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, das Orientações Curriculares para o Ensino Médio e da BNCC. De igual maneira, as mudanças econômicas e sociais foram relevantes na elaboração dos demais documentos que normatizam e orientam o ensino de inglês no Brasil.
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Referências
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