Documentos oficiais e o inglês no ensino médio brasileiro: um breve histórico

Autores/as

Palabras clave:

Ensino, Inglês como lí­ngua estrangeira, Documentos oficiais

Resumen

Este trabalho consiste em um estudo sobre a história dos documentos oficiais referentes ao ensino de inglês como lí­ngua estrangeira no ensino médio no Brasil, desde o Império até o surgimento da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é analisar como os acontecimentos polí­ticos e socioeconômicos influenciaram na elaboração das normativas referentes ao ensino de lí­ngua inglesa em vigor na atualidade. A pesquisa foi baseada sobretudo nos trabalhos de Scaglion (2019), Quevedo-Camargo e Silva (2017), Leffa (1999) e Chagas (1967), de natureza historiográfica. O estudo mostrou que as relações polí­tico-econômicas entre Brasil e Inglaterra e entre Brasil e Estados Unidos influenciaram, de maneira significativa, a elaboração das três versões da LDB e consequentemente nos discursos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, das Orientações Curriculares para o Ensino Médio e da BNCC. De igual maneira, as mudanças econômicas e sociais foram relevantes na elaboração dos demais documentos que normatizam e orientam o ensino de inglês no Brasil.

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Citas

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Publicado

2020-09-21

Cómo citar

OLIVEIRA, R. M. de .; LAGO, N. A. do . Documentos oficiais e o inglês no ensino médio brasileiro: um breve histórico. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. e02017, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2456. Acesso em: 5 oct. 2024.