As categorias de pessoa e de tempo: a singularidade da experiência humana que se revela no discurso
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02019Palavras-chave:
Enunciação, Categorias de pessoa e de tempo, SubjetividadeResumo
Este artigo propõe realizar reflexões e discutir sobre a subjetividade do homem na linguagem, a partir das categorias de pessoa e de tempo, que se engendram no aparelho formal da língua para realizar a enunciação, a partir dos pressupostos da Teoria Enunciativa de Émile Benveniste. Nesta reflexão são mobilizadas as categorias de pessoa e de tempo para realizar uma análise enunciativa de um texto que circulou amplamente na imprensa brasileira no período que antecedeu a deposição da presidente Dilma Rousseff, se estabelecendo como corpus deste artigo – carta de Temer a Dilma – e discutir sobre a singularidade e subjetividade que se revelam nesse recorte linguístico. A análise revela que as categorias de pessoa e de tempo são fundamentais para configurar a linguagem em discurso. E a cada vez que o pronome "eu" é mobilizado para dizer, é instaurada uma experiência humana, sempre única e irrepetível, que pode acontecer infinitas vezes, mas sempre será atualizada pelo tempo da enunciação e ato do dizer, ou seja, a singularidade do dizer passa pela categoria de pessoa e a atualização desse dizer se dá pela categoria de tempo.
Downloads
Referências
DECORATIVO. In: DICIO, Dicionário online de português. Porto: 7 Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/decorativo/. Acesso em: 02 jun. 2020.
FLORES, V. N. Introdução à teoria enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.
PORTAL G1 - Política. Leia a íntegra da carta enviada pelo vice Michel Temer a Dilma. 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/12/leia-integra-da-carta-enviada-pelo-vice-michel-temer-dilma.html. Acesso em: 15 out. 2018.
TOLDO, C.; VALÉRIO, P. Tempo e pessoa: categorias que singularizam no uso da língua. ANTARES: Letras e Humanidades, v. 8, n. 15, p. 29-47, jan./jun. de 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Diálogo das Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.