A Recontextualização na mí­dia: uma análise linguí­stico-discursiva da divulgação cientí­fica nos sites G1 e Hypescience

Auteurs

  • Wilma Maria Pereira Instituto Federal de Educação do Norte de Minas (IFNMG)

Mots-clés :

Divulgação Cientí­fica, Estratégias divulgativas, Mí­dia

Résumé

Um dado marcante no atual processo de circulação da informação procedente do âmbito cientí­fico na sociedade moderna é o tratamento dado í s informações com o objetivo de alcançar um número cada vez maior de pessoas. Isso ocorre porque o enunciador que tenciona divulgar uma informação de caráter cientí­fico para o grande público deve buscar torná-la mais próxima do cotidiano das pessoas para que essa informação pareça relevante para suas vidas. Nesse sentido, é possí­vel notar que, além das estratégias linguí­stico-discursivas, os textos de divulgação cientí­fica voltados à popularização da ciência têm feito uso de várias estratégias com o intuito de tornar as informações mais atrativas para seus leitores. O objetivo desse artigo é investigar a articulação entre as estratégias divulgativas e as técnicas argumentativas utilizadas no processo de recontextualização da informação a fim de verificar o seu funcionamento na construção do sentido dos textos divulgativos nas mí­dias on line G1 e HypeScience. Para fins analí­ticos, foram adotados os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de Divulgação Cientí­fica e as técnicas argumentativas propostas por Olbrechts-Tyteca (1996). A análise apontou que o site G1 buscou divulgar a informação de forma mais objetiva e cientí­fica, ao passo que o site Hypescience lançou mão de modalizadores argumentativos com o intuito de orientar o leitor para determinada conclusão.

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Publiée

2015-06-05

Comment citer

PEREIRA, W. M. . A Recontextualização na mí­dia: uma análise linguí­stico-discursiva da divulgação cientí­fica nos sites G1 e Hypescience. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 91–112, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1298. Acesso em: 4 déc. 2024.