A argumentação em capas do Jornal de Santa Catarina: uma análise enunciativa da linguagem verbal e não verbal

Autores

  • Belisa dos Santos Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Palavras-chave:

Argumentação, análise enunciativa, capas de jornal

Resumo

O enunciado, segundo as teorias do cí­rculo de Bakhtin, é de natureza social, é influenciado pelos outros e por seus dizeres e, por isso, não é neutro, sempre expressa uma posição axiológica. Além disso, o enunciado não compreende apenas a linguagem verbal, e sim um conjunto de elementos semióticos pelos quais
o sujeito manifesta sua contrapalavra. Embasando-se nessa concepção, objetiva-se fazer, neste artigo, uma análise da argumentação presente em manchetes de capas do Jornal de Santa Catarina – veí­culo de circulação regional do Vale do Itajaí­ – SC. A escolha desse jornal deu-se pelo fato de ele ser veiculado na região onde vivem as autoras. Selecionaram-se cinco capas que mais chamaram a atenção das autoras, referentes aos meses de junho e julho do ano de 2012, e limitou-se a análise í s manchetes relacionadas à fotografia principal da capa. Dessa maneira, à luz da teoria enunciativa bakhtiniana, pretende-se discutir o conceito de enunciado e trazer à tona outros conceitos adjacentes que estão presentes nas manchetes, observando o posicionamento e a argumentação do jornal, sua posição axiológica. Pelas análises, nota-se que o veí­culo de comunicação possui uma postura aparentemente neutra, mas que sutilmente entra em conflito com as ideologias oficiais, além de deixar claras as relações de alteridade com o leitor. Dessa forma, confirma-se que os enunciados expressam posições avaliativas e que são uma combinação de vozes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. Adendo 2. In: BAKHTIN, M. Problemas na poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BAKHTIN, M. (V. N. Volchí­nov). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira, com a colaboração de Lucia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguí­sticas do cí­rculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

JORNAL DE SANTA CATARINA. Edições de 26.06.2012, 28.06.2012, 29.06.2012, 14 e 15.07.2012, 21 e 22.07.2012. Disponí­vel em: <http://www.santa.com.br>. Acesso em: 24 jul. 2012

MIOTELLO, V. Ideologia. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2012.

Downloads

Publicado

2013-03-13

Como Citar

SANTOS, B. dos .; HEINIG, O. L. de O. M. . A argumentação em capas do Jornal de Santa Catarina: uma análise enunciativa da linguagem verbal e não verbal. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 196–213, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1203. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores