Leitura e letramento literário: um estudo de caso sobre proficiência em leitura
DOI:
https://doi.org/10.22297/dl.v6i2.2692%20Palabras clave:
Ensino da Leitura, Leitura Literária, LetramentoResumen
O presente trabalho verificou o nível de leitura literária dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola estadual do município de Dourados/MS. Diante da constatação de que tais alunos não conseguiam realizar leituras em sala de aula com a proficiência esperada, buscou-se averiguar o nível de leitura consorciado ao processo de letramento, utilizando como suporte o gênero conto literário. O trabalho foi dividido da seguinte forma: 1) levantamento bibliográfico e documental, a partir de autores como Soares (2014), Zilberman e Silva (2008), Cosson (2009) , Cortázar (1993), dentre outros, para o referencial teórico; 2) leitura do conto "Natal na Barca", juntamente com os alunos; e 3) aplicação de questionário interpretativo. Contrariando a hipótese dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a análise demonstrou que esses alunos ingressam no Ensino Médio apenas decodificando textos, sem a proficiência em leitura esperada e sem conseguir realizar plenamente o processo interpretativo.Descargas
Citas
CANDIDO. A. Literatura e sociedade. 5. ed. São Paulo: Nacional, 1976.
CORTAZAR, J. Valise de Cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Perspectiva, 1993.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
FREIRE, P. A Educação na Cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KLEIMAN, A. Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003.
PERINI, M. A. A leitura funcional e a dupla função do texto didático. In: ZIBERMAN, R.; SILVA, E. T. da (Orgs). Leitura: perspectivas interdisciplinares. 5. ed. Série Fundamentos. São Paulo: Ática, 2002, p. 78-86.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SILVA, E. T. da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova Pedagogia da Leitura. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SIMÕES, D. P. Brevidade e efeito: considerações sobre o conto, a escrita feminina e Márcia Denser. In: BUENO, E. S.; PRESSOTO, P. H. (Orgs.). Estudos linguísticos e literários I: um olhar da lato sensu. Dourados, MS: Ed. UEMS, 2011, p. 149-162.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p. 05-17, 2004.
______. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
TUFANO, D. Estudos de língua e literatura. São Paulo: Moderna, 1985.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. São Paulo: Global; Campinas, SP: ALB: Associação de leitura do Brasil, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Diálogo das Letras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.