Leitura e letramento literário: um estudo de caso sobre proficiência em leitura
Palabras clave:
Ensino da Leitura, Leitura Literária, LetramentoResumen
O presente trabalho verificou o nível de leitura literária dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola estadual do município de Dourados/MS. Diante da constatação de que tais alunos não conseguiam realizar leituras em sala de aula com a proficiência esperada, buscou-se averiguar o nível de leitura consorciado ao processo de letramento, utilizando como suporte o gênero conto literário. O trabalho foi dividido da seguinte forma: 1) levantamento bibliográfico e documental, a partir de autores como Soares (2014), Zilberman e Silva (2008), Cosson (2009) , Cortázar (1993), dentre outros, para o referencial teórico; 2) leitura do conto "Natal na Barca", juntamente com os alunos; e 3) aplicação de questionário interpretativo. Contrariando a hipótese dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a análise demonstrou que esses alunos ingressam no Ensino Médio apenas decodificando textos, sem a proficiência em leitura esperada e sem conseguir realizar plenamente o processo interpretativo.Descargas
Citas
CANDIDO. A. Literatura e sociedade. 5. ed. São Paulo: Nacional, 1976.
CORTAZAR, J. Valise de Cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Perspectiva, 1993.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
FREIRE, P. A Educação na Cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KLEIMAN, A. Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003.
PERINI, M. A. A leitura funcional e a dupla função do texto didático. In: ZIBERMAN, R.; SILVA, E. T. da (Orgs). Leitura: perspectivas interdisciplinares. 5. ed. Série Fundamentos. São Paulo: Ática, 2002, p. 78-86.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SILVA, E. T. da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova Pedagogia da Leitura. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SIMÕES, D. P. Brevidade e efeito: considerações sobre o conto, a escrita feminina e Márcia Denser. In: BUENO, E. S.; PRESSOTO, P. H. (Orgs.). Estudos linguísticos e literários I: um olhar da lato sensu. Dourados, MS: Ed. UEMS, 2011, p. 149-162.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p. 05-17, 2004.
______. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
TUFANO, D. Estudos de língua e literatura. São Paulo: Moderna, 1985.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. São Paulo: Global; Campinas, SP: ALB: Associação de leitura do Brasil, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.