Práticas de leitura do gênero história em quadrinho em ELE
Mots-clés :
Leitura, Inferenciação, VocabulárioRésumé
Uma das habilidades essenciais do ensino de língua estrangeira é a leitura. Entendendo essa habilidade como uma atividade discursiva complexa, temos o objetivo de propor algumas práticas ilustrativas de trabalho lexical para a composição de um quadro metodológico para o ensino da leitura em língua espanhola do gênero do discurso história em quadrinhos. Para isso, tomamos três histórias em quadrinhos de uma edição da revista "Mónica y su pandilla", assumindo como pressupostos teóricos e metodológicos a teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso. Também faz parte do quadro teórico estudos mais específicos sobre o gênero em questão e documentos que orientam o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) no Brasil. Demonstramos por meio deste trabalho que, embora a leitura seja uma atividade complexa, há formas de lidarmos com ela, contribuindo para que nossos alunos construam um acervo de estratégias de leitura em língua estrangeira que possam orientar a prática de leitura e outros objetivos do ensino de língua estrangeira, como a aquisição de vocabulário. Concluímos revelando a importância de se formar sujeitos que valorizem as práticas bilíngues ou multilíngues em um mundo intercultural.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
CARVALHO, Gabriele Cristine. Expresiones idiomáticas: un estudio en una clase de E/LE. In: BARROS, Cristiano Silva de; COSTA, Elzimar G. de Martins. (Orgs). Formação de professores de espanhol: os (des)caminhos entre a teoria, a reflexão e a prática. Belo Horizonte: PRPq/UFMG, 2008, p. 65-70.
COSCARELLI, Carla Viana. Entendendo a leitura. Revista de Estudos da Linguagem. Belo
Horizonte, v. 10, n. 1, p.7-27, jan./jun. 2002.
CRISTOVíO; DURíO; NASCIMENTO. História em quadrinhos em inglês e em espanhol: um gênero a ser desconstruído e descrito. In: CRISTOVíO, Vera Lúcia Lopes. (Org.) Modelos didáticos de gênero: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Londrina: UEL, 2007.
CRISTOVíO, Vera Lúcia Lopes. Modelos didáticos de gênero: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Londrina: UEL, 2007.
DURíN, Estrella Montolío. La teoría de la Relevancia y el estudio de los marcadores discursivos. In: ZORRAQUINO, Maria A. Martín; DURíN, Estrella Montolío (Coords.). Los marcadores del discurso: teoría y práctica. 2 ed. Madrid: Arco Libros, 2008, p. 93-119.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
SOUSA, Mauricio de. Mónica y su pandilla, n.14. Editora Panini, 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.