Práticas de leitura do gênero história em quadrinho em ELE

Auteurs

  • Rafael Batista Andrade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mots-clés :

Leitura, Inferenciação, Vocabulário

Résumé

Uma das habilidades essenciais do ensino de lí­ngua estrangeira é a leitura. Entendendo essa habilidade como uma atividade discursiva complexa, temos o objetivo de propor algumas práticas ilustrativas de trabalho lexical para a composição de um quadro metodológico para o ensino da leitura em lí­ngua espanhola do gênero do discurso história em quadrinhos. Para isso, tomamos três histórias em quadrinhos de uma edição da revista "Mónica y su pandilla", assumindo como pressupostos teóricos e metodológicos a teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso. Também faz parte do quadro teórico estudos mais especí­ficos sobre o gênero em questão e documentos que orientam o ensino de Espanhol como Lí­ngua Estrangeira (ELE) no Brasil. Demonstramos por meio deste trabalho que, embora a leitura seja uma atividade complexa, há formas de lidarmos com ela, contribuindo para que nossos alunos construam um acervo de estratégias de leitura em lí­ngua estrangeira que possam orientar a prática de leitura e outros objetivos do ensino de lí­ngua estrangeira, como a aquisição de vocabulário. Concluí­mos revelando a importância de se formar sujeitos que valorizem as práticas bilí­ngues ou multilí­ngues em um mundo intercultural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. Brasí­lia: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

CARVALHO, Gabriele Cristine. Expresiones idiomáticas: un estudio en una clase de E/LE. In: BARROS, Cristiano Silva de; COSTA, Elzimar G. de Martins. (Orgs). Formação de professores de espanhol: os (des)caminhos entre a teoria, a reflexão e a prática. Belo Horizonte: PRPq/UFMG, 2008, p. 65-70.

COSCARELLI, Carla Viana. Entendendo a leitura. Revista de Estudos da Linguagem. Belo

Horizonte, v. 10, n. 1, p.7-27, jan./jun. 2002.

CRISTOVíO; DURíO; NASCIMENTO. História em quadrinhos em inglês e em espanhol: um gênero a ser desconstruí­do e descrito. In: CRISTOVíO, Vera Lúcia Lopes. (Org.) Modelos didáticos de gênero: uma abordagem para o ensino de lí­ngua estrangeira. Londrina: UEL, 2007.

CRISTOVíO, Vera Lúcia Lopes. Modelos didáticos de gênero: uma abordagem para o ensino de lí­ngua estrangeira. Londrina: UEL, 2007.

DURíN, Estrella Montolí­o. La teorí­a de la Relevancia y el estudio de los marcadores discursivos. In: ZORRAQUINO, Maria A. Martí­n; DURíN, Estrella Montolí­o (Coords.). Los marcadores del discurso: teorí­a y práctica. 2 ed. Madrid: Arco Libros, 2008, p. 93-119.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

SOUSA, Mauricio de. Mónica y su pandilla, n.14. Editora Panini, 2011.

Téléchargements

Publiée

2012-12-05

Comment citer

ANDRADE, R. B. . Práticas de leitura do gênero história em quadrinho em ELE. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 88–102, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1211. Acesso em: 5 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores