Desconstruction of knowledge about English: university outreach as a teaching education setting

Authors

Keywords:

Teacher education. Teaching and learning. English language. Outreach projects.

Abstract

Este estudo investiga os modos como licenciandos em Letras-Inglês (des)constroem conhecimento sobre a docência, ao planejar e ministrar oficinas pedagógicas em um projeto de extensão que está inserido em um programa de extensão em Linguí­stica Aplicada (doravante LA), de uma universidade pública do Sudeste de Minas Gerais, que vem sendo desenvolvido desde 2017. A trajetória teórico-metodológica está ancorada nas pesquisas sobre formação inicial de professores desenvolvidas no âmbito da LA, em diálogo com a análise do discurso Franco-Brasileira. Esta investigação segue o paradigma qualitativo-interpretativista de pesquisa, com suporte quantitativo, para a interpretação sobre o material discursivo analisado. Os participantes do estudo foram quatro licenciandas em Lí­ngua Inglesa (doravante LI) que planejaram e ministraram oficinas pedagógicas, nas quais os participantes assistiram a filmes, séries e documentários e são envolvidos em discussões sobre os temas que emergem do recurso audiovisual em questão. Os instrumentos de geração de dados foram narrativas escritas, notas de campo de oficinas e reuniões pedagógicas, conversas em um grupo de WhatsApp e questionário semiestruturado. O estudo evidencia que ações extensionistas que contemplam a aprendizagem da docência possuem potencial para colaborar para a formação, ao proporcionar experiências genuí­nas de ensino e aprendizagem. Concluindo, o estudo traz reflexões sobre a importância da ampliação de espaços de formação, buscando discutir questões da formação inicial e continuada de professores de LI.

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Published

2021-10-29

How to Cite

GONZAGA, M. C. F.; SÓL, V. dos S. A. . Desconstruction of knowledge about English: university outreach as a teaching education setting. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02122, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2892. Acesso em: 5 oct. 2024.