(Des)construção de conhecimento sobre a docência em Lí­ngua Inglesa: a extensão universitária como espaço de formação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02122

Palabras clave:

Formação de professores, Lí­ngua Inglesa, Projetos de extensão

Resumen

Este estudo investiga os modos como licenciandos em Letras-Inglês (des)constroem conhecimento sobre a docência, ao planejar e ministrar oficinas pedagógicas em um projeto de extensão que está inserido em um programa de extensão em Linguí­stica Aplicada (doravante LA), de uma universidade pública do Sudeste de Minas Gerais, que vem sendo desenvolvido desde 2017. A trajetória teórico-metodológica está ancorada nas pesquisas sobre formação inicial de professores desenvolvidas no âmbito da LA, em diálogo com a análise do discurso Franco-Brasileira. Esta investigação segue o paradigma qualitativo-interpretativista de pesquisa, com suporte quantitativo, para a interpretação sobre o material discursivo analisado. Os participantes do estudo foram quatro licenciandas em Lí­ngua Inglesa (doravante LI) que planejaram e ministraram oficinas pedagógicas, nas quais os participantes assistiram a filmes, séries e documentários e são envolvidos em discussões sobre os temas que emergem do recurso audiovisual em questão. Os instrumentos de geração de dados foram narrativas escritas, notas de campo de oficinas e reuniões pedagógicas, conversas em um grupo de WhatsApp e questionário semiestruturado. O estudo evidencia que ações extensionistas que contemplam a aprendizagem da docência possuem potencial para colaborar para a formação, ao proporcionar experiências genuí­nas de ensino e aprendizagem. Concluindo, o estudo traz reflexões sobre a importância da ampliação de espaços de formação, buscando discutir questões da formação inicial e continuada de professores de LI.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOA SORTE, P.; RAVAGNOLI, N. S. R. A graduação em letras-inglês como formação contí­nua í luz da complexidade. In: ALMEIDA et al. (org.). Formação de professores de lí­nguas: lições aprendidas com Antonieta Celani. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 269-298.

BOMFIM, B. B. S. B.; CONCEIÇíO, M. P. A formação de professores de lí­nguas estrangeiras no Brasil. In: SILVA, K. A. et al. (org.). A formação de professores de lí­nguas: novos olhares. Campinas: Pontes Editores, v. 3, p. 15-48, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Disponí­vel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.

CALVO, L. C. S.; FREITAS, M. A. Currí­culo e formação docente inicial no dizer de formadores de um curso de letras: ênfases, lacunas e consequências. In: SILVA, K. A. et al. (org.). A formação de professores: novos olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, v. 1, p. 231-264, 2011.

CASTRO, S. T. R. A constituição da dimensão docente da formação do futuro professor de Inglês em aulas de lí­ngua na graduação em Letras. In: SILVA, K. A. et al. (org.). A formação de professores: novos olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 207-230.

CORACINI, M. J. O olhar da ciência e a construção da identidade do professor de lí­ngua. In: BERTOLDO, E. S. (org.). O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula: (lí­ngua materna e estrangeira). Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 193-210.

CORACINI, M. J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

ECKERT-HOFF, B. M. A escritura de si na formação do professor. In: BARTOLDO, E. S. (org.). Ensino e aprendizagem de lí­nguas e a formação do professor. São Carlos: Claraluz, 2009. p. 135-151.

LARROSA, J. Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Tradução: Lara Fraga de Almeida Sampaio. 19. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

LEITE, M. S. Contribuição de Basil Bernstein e Yves Chevallard para a discussão do conhecimento escolar. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifí­cia Universidade Católica de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

MORO, A. F. A formação do professor de lí­ngua estrangeira: na tensão entre o dizer e o fazer. In: BERTOLDO, E. S. (org.). Ensino e aprendizagem de lí­nguas e a formação do professor. São Carlos: Claraluz, 2009. p. 153-177.

ORLANDI, E. P. Recortar ou segmentar? In: ORLANDI, E. P. (org.). Linguí­stica: questões e controvérsias. Uberaba, MG: Faculdades Integradas de Uberaba, 1984. p. 9-26.

ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princí­pios e procedimentos. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.

ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crí­tica í afirmação do óbvio. 4. ed. Tradução: Eni Orlandi et al. Campinas, SP: Unicamp, 2009.

ROMERO, T. R. S. Construindo a inclusão de futuros professores de inglês. In: SILVA, K. A. et al. (org.). A formação de professores: novos olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p.173-198.

SERRANI, S. M. A Linguagem na pesquisa sociocultural: um estudo da repetição na discursividade. Campinas, SP: Unicamp, 1997.

SÓL, V. S. A. Trajetórias de professores de inglês egressos de um projeto de educação continuada: identidades em (des)construção. 2014. 259 f. Tese (Doutorado em Linguí­stica Aplicada) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2014.

SÓL, V. S. A.; NEVES, M. S. Representações de professores de inglês da escola pública: o olhar sobre o aluno e o espaço escolar. Gláuks, v. 12, n. 1, p. 205-226, 2012.

SÓL, V. S. A. Impactos da educação continuada na constituição identitária de professores de inglês: mo(vi)mentos no tempo. Textura – Revista de Educação e Letras, v. 22, n. 52, p. 1-23, 2020.

SÓL, V. S. A. A constituição identitária de professores de lí­ngua inglesa: problematizando a relação universidade-escola e a formação inicial e continuada. Relatório de Residência Pós-Doutoral. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/ University of Santa Barbara California/UCSB. 2021. No prelo.

STURM, L. Conhecendo a realidade escolar para uma formação inicial crí­tica e reflexiva de professores de inglês. In: SILVA, K. A. et al. (org.). A formação de professores: novos olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 73-98.

Publicado

2021-10-29

Cómo citar

GONZAGA, M. C. F.; SÓL, V. dos S. A. . (Des)construção de conhecimento sobre a docência em Lí­ngua Inglesa: a extensão universitária como espaço de formação. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02122, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02122. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2892. Acesso em: 23 nov. 2024.