A mediação dialógica e o ensino-aprendizagem de língua inglesa como re/ação cultural: debates para a produção textual
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02131Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Re/ação cultural, Discurso envolventeResumo
Nosso objetivo é refletir sobre uma proposta de ensino-aprendizagem numa perspectiva discursiva de ensino, considerando aspectos da pós-modernidade (HALL, 1997; GIDDENS, 1991, 2002), a necessidade do saber situado (SOUTO MAIOR, 2018) e os estudos discursivos (BAKHTIN, 2003). No âmbito das pesquisas qualitativas e com base referencial de pesquisa-ação (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2008), a pesquisa foi realizada numa turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de um povoado de um município do estado de Alagoas. Considerando a importância dos aspectos sócio-culturais do contexto, analisamos o desenvolvimento crítico do aprendizado dos participantes, como uma prática baseada na mediação dialógica docente (LUZ, 2017), problematização de questões sobre a cultura do outro (SILVA, 2014) e sobre os discursos envolventes (SOUTO MAIOR, 2009) nas atividades de debates para a produção textual. Suscitamos, como resultado, possibilidades pedagógicas que podem nortear o ensino de língua dentro de práticas do que chamamos de re/ações culturais, nas quais os/as discentes estão envolvidos e (re)constroem conhecimentos significativos e sentidos sociais.
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