A mediação dialógica e o ensino-aprendizagem de lí­ngua inglesa como re/ação cultural: debates para a produção textual

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02131

Keywords:

Ensino-aprendizagem, Re/ação cultural, Discurso envolvente

Abstract

Nosso objetivo é refletir sobre uma proposta de ensino-aprendizagem numa perspectiva discursiva de ensino, considerando aspectos da pós-modernidade (HALL, 1997; GIDDENS, 1991, 2002), a necessidade do saber situado (SOUTO MAIOR, 2018) e os estudos discursivos (BAKHTIN, 2003). No âmbito das pesquisas qualitativas e com base referencial de pesquisa-ação (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2008), a pesquisa foi realizada numa turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de um povoado de um municí­pio do estado de Alagoas. Considerando a importância dos aspectos sócio-culturais do contexto, analisamos o desenvolvimento crí­tico do aprendizado dos participantes, como uma prática baseada na mediação dialógica docente (LUZ, 2017), problematização de questões sobre a cultura do outro (SILVA, 2014) e sobre os discursos envolventes (SOUTO MAIOR, 2009) nas atividades de debates para a produção textual. Suscitamos, como resultado, possibilidades pedagógicas que podem nortear o ensino de lí­ngua dentro de práticas do que chamamos de re/ações culturais, nas quais os/as discentes estão envolvidos e (re)constroem conhecimentos significativos e sentidos sociais.           

Downloads

Download data is not yet available.

References

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

BARBIER, R. A Pesquisa-Ação. Trad. Lucie Didio. Brasí­lia: Liber Livro Editora, 2007.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro, 1998.

BAUMAN, Z. Modernidade lí­quida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001.

BOHN, H. I. Ensino e aprendizagem de lí­nguas: os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In: MOITA LOPES, L.P. (org.). Linguí­stica aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013. p. 79-98.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.

GIDDENS, Antony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

HALL, S. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Ed, 1997.

LEFFA, V. J. Dialogando com o professor Vilson Leffa. [Entrevista concedida a] AZEVEDO, A. C. O. et al. Fólio - Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 11, n. 1, p. 7-20, jan./jun., 2019.

LIMA, A. C; SOUTO MAIOR, R. C. Responsividade e Discursos Envolventes: observando o ensino e aprendizagem de Lí­ngua Portuguesa. Eutomia, v. 2, n. 9, p.94-413, 2012.

LUZ, L.S.F. As práticas linguí­stico-discursivas em consí­gnias e as identidades do docente na constituição de saberes: estudo interpretativo em turmas de letras EAD do IFAL. 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado em Linguí­stica), Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.

LUZ, L. S. F.; SOUTO MAIOR, R. C. Identidades docentes e a ética discursiva nas interações sugeridas nas consí­gnias de abertura no contexto da educação a distância. Calidoscópio, Porto Alegre, v. 17, n. 2 p. 395-413, maio/ago., 2019.

MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C. (org.). Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

MOREIRA JÚNIOR, R. S.; SOUTO MAIOR, R.C. As relações dialógicas e os discursos envolventes sobre a condição histórico-social de uma mulher amante. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 122-148, out./dez., 2020.

ORTIZ, R. Mundialização: saberes e crenças. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PENNYCOOK, A. Linguí­stica Aplicada Pós-Ocidental. In: CORACINI, M. J. R. J.; BERTOLDO, E. S. (org.). O desejo da teoria e a contigência da prática. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 21-60.

RAJAGOPALAN, K. A geopolí­tica da lí­ngua inglesa e seus reflexos no Brasil. In: LACOSTE, Y.; RAJAGOPALAN, K. (org.). A geopolí­tica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 135-159.

REGO, T. C. Memórias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis: Vozes, 2003.

SILVA, P. P. O humor como alternativa para uma produção situada de sentido em LI: uma proposta de estudo em uma escola pública na vila de pescadores no litoral de Alagoas. 2014. 201 f. Tese (Doutorado em Linguí­stica), Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.

SOUTO MAIOR, R. C. As constituições de ethos e os discursos envolventes no ensino de lí­ngua portuguesa em contexto de pesquisa-ação. 2009. 200 f. Tese (Doutorado em Linguí­stica), Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.

SOUTO MAIOR, R. C. Conversando com a Professora Rita Souto Maior. In: SILVA, K. A.; ARAGíO. R. C. (org.). Conversas com formadores de professores de lí­nguas: avanços e desafios. São Paulo: Pontes, v. 1, 2013. p. 251-264.

SOUTO MAIOR, R. de C. Os saberes docentes e a constituição de ethos no PIBID/Letras: a construção de uma ética discursiva. In: FIGUEIREDO, F. J. Q.; SIMÕES, D. Contribuições da Linguí­stica Aplicada para a educação básica. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 133-186.

SOUTO MAIOR, R. C.; SANTOS, W.P.; SANTOS, A. C. Produção escrita e mediação dialógica para reelaboração textual: análise de um contexto na educação básica. Signum: Estudos da Linguagem, v. 23, n. 3, p. 79-97, dez. 2020.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Published

2021-12-08

How to Cite

SOUTO MAIOR , R. de C.; SILVA , P. P. .; LUZ, L. S. de F. . A mediação dialógica e o ensino-aprendizagem de lí­ngua inglesa como re/ação cultural: debates para a produção textual. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02131, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02131. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3378. Acesso em: 23 nov. 2024.