A mediação dialógica e o ensino-aprendizagem de língua inglesa como re/ação cultural: debates para a produção textual
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02131Keywords:
Ensino-aprendizagem, Re/ação cultural, Discurso envolventeAbstract
Nosso objetivo é refletir sobre uma proposta de ensino-aprendizagem numa perspectiva discursiva de ensino, considerando aspectos da pós-modernidade (HALL, 1997; GIDDENS, 1991, 2002), a necessidade do saber situado (SOUTO MAIOR, 2018) e os estudos discursivos (BAKHTIN, 2003). No âmbito das pesquisas qualitativas e com base referencial de pesquisa-ação (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2008), a pesquisa foi realizada numa turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de um povoado de um município do estado de Alagoas. Considerando a importância dos aspectos sócio-culturais do contexto, analisamos o desenvolvimento crítico do aprendizado dos participantes, como uma prática baseada na mediação dialógica docente (LUZ, 2017), problematização de questões sobre a cultura do outro (SILVA, 2014) e sobre os discursos envolventes (SOUTO MAIOR, 2009) nas atividades de debates para a produção textual. Suscitamos, como resultado, possibilidades pedagógicas que podem nortear o ensino de língua dentro de práticas do que chamamos de re/ações culturais, nas quais os/as discentes estão envolvidos e (re)constroem conhecimentos significativos e sentidos sociais.
Downloads
References
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 1996.
BARBIER, R. A Pesquisa-Ação. Trad. Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro, 1998.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001.
BOHN, H. I. Ensino e aprendizagem de línguas: os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In: MOITA LOPES, L.P. (org.). Linguística aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013. p. 79-98.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
GIDDENS, Antony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
HALL, S. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Ed, 1997.
LEFFA, V. J. Dialogando com o professor Vilson Leffa. [Entrevista concedida a] AZEVEDO, A. C. O. et al. Fólio - Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 11, n. 1, p. 7-20, jan./jun., 2019.
LIMA, A. C; SOUTO MAIOR, R. C. Responsividade e Discursos Envolventes: observando o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Eutomia, v. 2, n. 9, p.94-413, 2012.
LUZ, L.S.F. As práticas linguístico-discursivas em consígnias e as identidades do docente na constituição de saberes: estudo interpretativo em turmas de letras EAD do IFAL. 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado em Linguística), Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
LUZ, L. S. F.; SOUTO MAIOR, R. C. Identidades docentes e a ética discursiva nas interações sugeridas nas consígnias de abertura no contexto da educação a distância. Calidoscópio, Porto Alegre, v. 17, n. 2 p. 395-413, maio/ago., 2019.
MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C. (org.). Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
MOREIRA JÚNIOR, R. S.; SOUTO MAIOR, R.C. As relações dialógicas e os discursos envolventes sobre a condição histórico-social de uma mulher amante. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 122-148, out./dez., 2020.
ORTIZ, R. Mundialização: saberes e crenças. São Paulo: Brasiliense, 2006.
PENNYCOOK, A. Linguística Aplicada Pós-Ocidental. In: CORACINI, M. J. R. J.; BERTOLDO, E. S. (org.). O desejo da teoria e a contigência da prática. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 21-60.
RAJAGOPALAN, K. A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no Brasil. In: LACOSTE, Y.; RAJAGOPALAN, K. (org.). A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 135-159.
REGO, T. C. Memórias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis: Vozes, 2003.
SILVA, P. P. O humor como alternativa para uma produção situada de sentido em LI: uma proposta de estudo em uma escola pública na vila de pescadores no litoral de Alagoas. 2014. 201 f. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
SOUTO MAIOR, R. C. As constituições de ethos e os discursos envolventes no ensino de língua portuguesa em contexto de pesquisa-ação. 2009. 200 f. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
SOUTO MAIOR, R. C. Conversando com a Professora Rita Souto Maior. In: SILVA, K. A.; ARAGíO. R. C. (org.). Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios. São Paulo: Pontes, v. 1, 2013. p. 251-264.
SOUTO MAIOR, R. de C. Os saberes docentes e a constituição de ethos no PIBID/Letras: a construção de uma ética discursiva. In: FIGUEIREDO, F. J. Q.; SIMÕES, D. Contribuições da Linguística Aplicada para a educação básica. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 133-186.
SOUTO MAIOR, R. C.; SANTOS, W.P.; SANTOS, A. C. Produção escrita e mediação dialógica para reelaboração textual: análise de um contexto na educação básica. Signum: Estudos da Linguagem, v. 23, n. 3, p. 79-97, dez. 2020.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Diálogo das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.