Duas concepções de leitura em livros didáticos para o 7º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02132

Palavras-chave:

Leitura, Intertextualidade, Interdiscursividade

Resumo

Neste trabalho, fundamentados na concepção de leitura da semiótica discursiva, pretendemos estabelecer uma comparação entre a perspectiva de leitura que consta no texto introdutório do componente de Lí­ngua Portuguesa para o ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela se efetiva em dois livros didáticos para o 7º ano do ensino fundamental, verificando a coerência discursiva entre o que é proposto nesses livros e o que é prescrito na BNCC. Além disso, trazemos à tona algumas reflexões sobre um trabalho didático pautado na concepção enunciativo-discursiva da linguagem, que investigue os processos de constituição de sentido dos mais variados textos ao alcance dos estudantes na atualidade.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

CRUZ, A. C. de P. de S. .; CORTINA, A. . Duas concepções de leitura em livros didáticos para o 7º ano do ensino fundamental . Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02132, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02132. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3169. Acesso em: 5 nov. 2024.