Duas concepções de leitura em livros didáticos para o 7º ano do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02132

Palabras clave:

Leitura, Intertextualidade, Interdiscursividade

Resumen

Neste trabalho, fundamentados na concepção de leitura da semiótica discursiva, pretendemos estabelecer uma comparação entre a perspectiva de leitura que consta no texto introdutório do componente de Lí­ngua Portuguesa para o ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela se efetiva em dois livros didáticos para o 7º ano do ensino fundamental, verificando a coerência discursiva entre o que é proposto nesses livros e o que é prescrito na BNCC. Além disso, trazemos à tona algumas reflexões sobre um trabalho didático pautado na concepção enunciativo-discursiva da linguagem, que investigue os processos de constituição de sentido dos mais variados textos ao alcance dos estudantes na atualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARROS, D. L. P. de. Algumas reflexões sobre o papel dos estudos linguí­sticos e discursivos no ensino-aprendizagem na escola. Estudos Semióticos, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 1-14, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasí­lia: MEC, 2017. Disponí­vel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 mar. 2018.

CORTINA, A. O prí­ncipe de Maquiavel e seus leitores: uma investigação sobre o processo de leitura. São Paulo: EdUnesp, 2000.

FIORIN, J. L. As Astúcias da enunciação. São Paulo: Editora ítica, 2. ed., 2002.

FIORIN, J. L. Linguí­stica e pedagogia da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 107-117, 2004.

FIORIN, J. L. Da necessidade de distinção entre texto e discurso. In: BRAIT, B.; SOUZA-E-SILVA, M. C. (org.). Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012. p. 145-165.

FONTANILLE, J. Pour changer, commencer par la fin : digression sur la rationalité didactique. In : VINCENSINI, J.-J. (org.). Sémiotique didactique, v. 10, n. 42, jun., 1987.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. Tradução: Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2008.

INEP. Relatório SAEB 2017. Brasí­lia: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira, 2019. Disponí­vel em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/RELAT%C3%93RIO+SAEB+2017/fef63936-8002-43b6-b741-4ac9ff39338f?version=1.0. Acesso em: 15 set. 2020.

OLIVEIRA, T. A. Tecendo linguagens: lí­ngua portuguesa: 7º Ano – Tânia Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo. 5ª edição, Barueri [SP]: IBEP, 2018. Disponí­vel em: https://pnld2020.ftd.com.br/colecao/tecendo-linguagens/. Acesso em 10 fev. 2021.

TEIXEIRA, L.; SOUZA, S. M.; FARIA, K.; PATTRESI, N. Apoema: português 7. São Paulo: Editora do Brasil, 2018.

Publicado

2021-12-08

Cómo citar

CRUZ, A. C. de P. de S. .; CORTINA, A. . Duas concepções de leitura em livros didáticos para o 7º ano do ensino fundamental . Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02132, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02132. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3169. Acesso em: 23 nov. 2024.