Duas concepções de leitura em livros didáticos para o 7º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02132Palabras clave:
Leitura, Intertextualidade, InterdiscursividadeResumen
Neste trabalho, fundamentados na concepção de leitura da semiótica discursiva, pretendemos estabelecer uma comparação entre a perspectiva de leitura que consta no texto introdutório do componente de Língua Portuguesa para o ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela se efetiva em dois livros didáticos para o 7º ano do ensino fundamental, verificando a coerência discursiva entre o que é proposto nesses livros e o que é prescrito na BNCC. Além disso, trazemos à tona algumas reflexões sobre um trabalho didático pautado na concepção enunciativo-discursiva da linguagem, que investigue os processos de constituição de sentido dos mais variados textos ao alcance dos estudantes na atualidade.
Descargas
Citas
BARROS, D. L. P. de. Algumas reflexões sobre o papel dos estudos linguísticos e discursivos no ensino-aprendizagem na escola. Estudos Semióticos, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 1-14, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 mar. 2018.
CORTINA, A. O príncipe de Maquiavel e seus leitores: uma investigação sobre o processo de leitura. São Paulo: EdUnesp, 2000.
FIORIN, J. L. As Astúcias da enunciação. São Paulo: Editora ítica, 2. ed., 2002.
FIORIN, J. L. Linguística e pedagogia da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 107-117, 2004.
FIORIN, J. L. Da necessidade de distinção entre texto e discurso. In: BRAIT, B.; SOUZA-E-SILVA, M. C. (org.). Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012. p. 145-165.
FONTANILLE, J. Pour changer, commencer par la fin : digression sur la rationalité didactique. In : VINCENSINI, J.-J. (org.). Sémiotique didactique, v. 10, n. 42, jun., 1987.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. Tradução: Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2008.
INEP. Relatório SAEB 2017. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/RELAT%C3%93RIO+SAEB+2017/fef63936-8002-43b6-b741-4ac9ff39338f?version=1.0. Acesso em: 15 set. 2020.
OLIVEIRA, T. A. Tecendo linguagens: língua portuguesa: 7º Ano – Tânia Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo. 5ª edição, Barueri [SP]: IBEP, 2018. Disponível em: https://pnld2020.ftd.com.br/colecao/tecendo-linguagens/. Acesso em 10 fev. 2021.
TEIXEIRA, L.; SOUZA, S. M.; FARIA, K.; PATTRESI, N. Apoema: português 7. São Paulo: Editora do Brasil, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Diálogo das Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.