Melos e letramento cancional – análise discursiva de canções e uma proposta de transposição didática
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02118Palavras-chave:
Texto Cancional, Melos, Letramento CancionalResumo
Neste trabalho, abordamos uma proposta de leitura de canções populares para além de uma fruição intuitiva apenas ou de uma consideração somente da letra. Apresentamos possibilidades de leitura instrumentalizada, fator que pode conferir ao ouvinte da canção acesso a possibilidades de efeitos de sentido manifestados por meio da sincretização da letra aos aspectos musicais de forma mais ampla. Apontamos pressupostos teóricos no âmbito da semiótica de linha francesa, da semiótica aplicada à canção e da retórica que podem constituir um evento de letramento específico: o cancional. Essa demanda se evidencia não somente pela relevância que a canção possui na sociedade contemporânea, como também pelo que preconiza a BNCC sobre habilidades a serem trabalhadas em diversas etapas da educação. Com uma fundamentação teórica interdisciplinar, demonstramos como a canção pode operar como uma situação retórica, articulando-se as tradicionais provas de persuasão: logos (a questão tratada), ethos (a imagem do orador), pathos (as paixões do auditório), tendo a melos (aspectos musicais) como parte da cena enunciativa criada pelo texto cancional. Para este fim, analisamos a canção buarquiana "Geni e o Zepelim" e apresentamos uma proposta de transposição didática para o trabalho com canções em sala de aula.
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