A centralidade do texto no ensino de lí­ngua materna: uma perspectiva da Filosofia da Linguagem do Cí­rculo de Bakhtin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02105

Palavras-chave:

Filosofia da Linguagem do Cí­rculo de Bakhtin, Ensino de Lí­ngua materna, Leitura e produção de texto

Resumo

Este trabalho discute a influência da filosofia do Cí­rculo de Bakhtin nas metodologias hodiernas de ensino de lí­ngua portuguesa no Brasil. Nesse sentido, tem o objetivo de investigar a atuação do princí­pio dialógico como fator primordial para a implementação de metodologias que fomentem uma prática de ensino que priorize a construção de competências para o multiletramento social. Para tanto, foram mobilizados conceitos de autores do Cí­rculo, mais precisamente de Volochí­nov (2013), Volóchinov (2017), Bakhtin (2010, 2011 e 2015), e de autores que interpretam essas teorias, como Geraldi (2006, 2007), Antunes (2003), Rojo e Cordeiro (2004), Soares (2010), Rojo e Moura (2012, 2019). Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica em diálogo com a qualitativa-interpretativista. Como resultado, foi constatado que o princí­pio dialógico orienta as metodologias hodiernas do ensino de lí­ngua materna fomentando práticas pedagógicas caracterizadas e alinhadas ao processo de construção de competências linguí­stico-discursivas no aluno para escrever e ler as diversas realidades da vida.

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Publicado

2021-07-07

Como Citar

OLIVEIRA, A. F. F. de. A centralidade do texto no ensino de lí­ngua materna: uma perspectiva da Filosofia da Linguagem do Cí­rculo de Bakhtin. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02105, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02105. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3051. Acesso em: 5 nov. 2024.