A centralidade do texto no ensino de língua materna: uma perspectiva da Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02105Palavras-chave:
Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin, Ensino de Língua materna, Leitura e produção de textoResumo
Este trabalho discute a influência da filosofia do Círculo de Bakhtin nas metodologias hodiernas de ensino de língua portuguesa no Brasil. Nesse sentido, tem o objetivo de investigar a atuação do princípio dialógico como fator primordial para a implementação de metodologias que fomentem uma prática de ensino que priorize a construção de competências para o multiletramento social. Para tanto, foram mobilizados conceitos de autores do Círculo, mais precisamente de Volochínov (2013), Volóchinov (2017), Bakhtin (2010, 2011 e 2015), e de autores que interpretam essas teorias, como Geraldi (2006, 2007), Antunes (2003), Rojo e Cordeiro (2004), Soares (2010), Rojo e Moura (2012, 2019). Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica em diálogo com a qualitativa-interpretativista. Como resultado, foi constatado que o princípio dialógico orienta as metodologias hodiernas do ensino de língua materna fomentando práticas pedagógicas caracterizadas e alinhadas ao processo de construção de competências linguístico-discursivas no aluno para escrever e ler as diversas realidades da vida.
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