A centralidade do texto no ensino de lí­ngua materna: uma perspectiva da Filosofia da Linguagem do Cí­rculo de Bakhtin

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02105

Mots-clés :

Filosofia da Linguagem do Cí­rculo de Bakhtin, Ensino de Lí­ngua materna, Leitura e produção de texto

Résumé

Este trabalho discute a influência da filosofia do Cí­rculo de Bakhtin nas metodologias hodiernas de ensino de lí­ngua portuguesa no Brasil. Nesse sentido, tem o objetivo de investigar a atuação do princí­pio dialógico como fator primordial para a implementação de metodologias que fomentem uma prática de ensino que priorize a construção de competências para o multiletramento social. Para tanto, foram mobilizados conceitos de autores do Cí­rculo, mais precisamente de Volochí­nov (2013), Volóchinov (2017), Bakhtin (2010, 2011 e 2015), e de autores que interpretam essas teorias, como Geraldi (2006, 2007), Antunes (2003), Rojo e Cordeiro (2004), Soares (2010), Rojo e Moura (2012, 2019). Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica em diálogo com a qualitativa-interpretativista. Como resultado, foi constatado que o princí­pio dialógico orienta as metodologias hodiernas do ensino de lí­ngua materna fomentando práticas pedagógicas caracterizadas e alinhadas ao processo de construção de competências linguí­stico-discursivas no aluno para escrever e ler as diversas realidades da vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

AZEREDO, J. C. de. Ensino de Português: fundamentos, percursos, objetos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BAKHTIN, M. M. Problemas na poética de Dostoiévski. Tradução direta do russo, notas e prefácio: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Prefácio e edição francesa: Tzvetan Todorov. Introdução e tradução: Russo de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora WMF, 2011.

BAKHTIN, M. M. Teoria do romance I: a estilí­stica. Tradução, prefácio, notas e glossário: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

FLORES, V. N. Dicionário de linguí­stica da enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.

FRANCHI, E. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade í escrita. São Paulo: Cortez, 2011.

GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercí­cios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.

MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARCUSCHI, B. Escrevendo na escola para a vida. In: RANGEL. E. O.; ROJO, R. H. (org.). Coleção explorando o ensino-Lí­ngua Portuguesa. Brasí­lia: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 65-84.

ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. Gêneros orais e escritos como objeto de ensino: modo de pensar, modo de fazer. In: SCHNEUWLY. B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 7-16.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mí­dias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SAUSSURE, F. Curso de linguí­stica geral. Tradução: Antônio Chelini, José Paulo Paes, Isidoro Blikstein Cultrix. São Paulo: 2006.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

VOLOCHíNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas: João Wanderley Geraldi. São Paulo: Pedro & João, 2013.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.

XAVIER, A. C. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 207-220.

Téléchargements

Publiée

2021-07-07

Comment citer

OLIVEIRA, A. F. F. de. A centralidade do texto no ensino de lí­ngua materna: uma perspectiva da Filosofia da Linguagem do Cí­rculo de Bakhtin. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02105, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02105. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3051. Acesso em: 23 nov. 2024.