A prática da análise linguística nas sequências didáticas: produzindo ativamente o gênero artigo de opinião
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02120Palavras-chave:
Análise Linguística, Sequências Didáticas, Metodologias AtivasResumo
Neste trabalho, a partir de uma discussão acerca da importância dos métodos ativos de aprendizagem e da prática da Análise Linguística (AL) para o ensino de Língua Portuguesa, pretende-se apresentar uma proposta de Sequência Didática para o gênero artigo de opinião, cujos módulos incentivarão a prática da AL e seguirão a ótica das Metodologias Ativas, particularmente, da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que, inicialmente, recorre-se a uma revisão bibliográfica e, depois, apresenta-se uma sugestão metodológica de Sequência Didática com o gênero artigo de opinião, destinada à 3ª série do Ensino Médio. Como resultados, pode-se verificar que a ABP potencializa a técnica das Sequências Didáticas, desenvolvendo a autonomia discente e conferindo sentido à aprendizagem de tópicos linguístico-gramaticais que estão a favor do texto, artefato produzido como resultado.
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