A prática da análise linguí­stica nas sequências didáticas: produzindo ativamente o gênero artigo de opinião

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DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02120

Palabras clave:

Análise Linguí­stica, Sequências Didáticas, Metodologias Ativas

Resumen

Neste trabalho, a partir de uma discussão acerca da importância dos métodos ativos de aprendizagem e da prática da Análise Linguí­stica (AL) para o ensino de Lí­ngua Portuguesa, pretende-se apresentar uma proposta de Sequência Didática para o gênero artigo de opinião, cujos módulos incentivarão a prática da AL e seguirão a ótica das Metodologias Ativas, particularmente, da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que, inicialmente, recorre-se a uma revisão bibliográfica e, depois, apresenta-se uma sugestão metodológica de Sequência Didática com o gênero artigo de opinião, destinada à 3ª série do Ensino Médio. Como resultados, pode-se verificar que a ABP potencializa a técnica das Sequências Didáticas, desenvolvendo a autonomia discente e conferindo sentido à aprendizagem de tópicos linguí­stico-gramaticais que estão a favor do texto, artefato produzido como resultado.

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Publicado

2021-10-20

Cómo citar

MELLO, A. F. de .; CAETANO, J. M. P. .; SOUZA, C. H. M. de. A prática da análise linguí­stica nas sequências didáticas: produzindo ativamente o gênero artigo de opinião. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02120, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02120. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3181. Acesso em: 23 nov. 2024.