Revisão colaborativa de textos argumentativos em plataformas digitais no Ensino Médio da Cedaf/UFV
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02117Palavras-chave:
Produção de textos, Revisão colaborativa, Ensino remotoResumo
O presente artigo é fruto de um trabalho de produção e revisão de textos em plataformas digitais desenvolvido na Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), instituição vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV) com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, cujo objetivo era a construção de textos argumentativos conforme as competências linguísticas avaliadas na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse sentido, este artigo cumpre muito mais o papel de relato de experiência docente do que de resultado de pesquisa, já que, à medida que os discentes alcançavam resultados satisfatórios de desenvolvimento das competências linguístico-argumentativas, este docente percebeu que a metodologia utilizada em sala de aula, para a condução do processo de escrita dos estudantes, poderia ser estudada com acurácia científica. Assim, os textos argumentativos dos estudantes foram produzidos considerando-se, metodologicamente, a primeira versão como ponto de partida para processos de revisão colaborativa on-line entre os próprios estudantes, o que engendrou novas versões até que o texto pudesse chegar í s mãos do professor para correção avaliativa. Os resultados aqui apresentados indicam a eficácia do método de revisão entre pares, embora também apontem certa homogeneização das produções após a versão revisada.
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