Revisão colaborativa de textos argumentativos em plataformas digitais no Ensino Médio da Cedaf/UFV
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02117Mots-clés :
Produção de textos, Revisão colaborativa, Ensino remotoRésumé
O presente artigo é fruto de um trabalho de produção e revisão de textos em plataformas digitais desenvolvido na Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), instituição vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV) com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, cujo objetivo era a construção de textos argumentativos conforme as competências linguísticas avaliadas na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse sentido, este artigo cumpre muito mais o papel de relato de experiência docente do que de resultado de pesquisa, já que, à medida que os discentes alcançavam resultados satisfatórios de desenvolvimento das competências linguístico-argumentativas, este docente percebeu que a metodologia utilizada em sala de aula, para a condução do processo de escrita dos estudantes, poderia ser estudada com acurácia científica. Assim, os textos argumentativos dos estudantes foram produzidos considerando-se, metodologicamente, a primeira versão como ponto de partida para processos de revisão colaborativa on-line entre os próprios estudantes, o que engendrou novas versões até que o texto pudesse chegar í s mãos do professor para correção avaliativa. Os resultados aqui apresentados indicam a eficácia do método de revisão entre pares, embora também apontem certa homogeneização das produções após a versão revisada.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Redação no Enem 2019: cartilha do participante. Brasília: Inep/Mec, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.
CAFARDO, R. Oito em cada dez professores não se sentem preparados para ensinar online. O Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,oito-em-cada-dez-professores-nao-se-sentem-preparados-para-ensinar-online,70003305049. Acesso em: 01 jan. 2021.
COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2011.
COSTA, E. C. Lendo como escritores: a revisão de textos colaborativa como mediadora no processo de aprimoramento da competência escritora de estudantes do ensino médio para o Enem. 2020. 187 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
GUEDES, P. C. Da redação í produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
RIBEIRO, A. E. Educação e tecnologias digitais na pandemia: ciclos da precariedade. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, p. 1-6, jan. 2021a.
RIBEIRO, A. E. NOI Notas de uma orientadora imperfeita: pesquisa, ler e escrever na área de Letras. Trem das Letras, v. 8, n. 3, p. 1-18, e021001, jan. 2021b.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SERAFINI, M. T. Como escrever textos. Tradução: Maria Augusta Bastos de Mattos. São Paulo: Globo, 1989.
SILVA, E. C. da. Da composição í produção textual: onde se situa o Enem? Revista do GELNE, v. 18, n. 2, p. 116-139, 2016.
WEISGERBER, C. Building thought leadership in an age of curation, 16 nov. 2011, 76 slides. Slide Share. Disponível em: https://pt.slideshare.net/corinnew/building-thought-leadership-through-content-curation. Acesso em: 01 jan. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diálogo das Letras 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.