Os desafios no letramento acadêmico de alunos de Letras de uma faculdade particular de Fortaleza na escrita da introdução no gênero artigo científico como TCC
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02325Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos, Saber acadêmico, Escrita acadêmicaResumo
Este artigo objetiva analisar a escrita acadêmica de alunos do curso de Letras de uma faculdade particular no município de Fortaleza-CE. Para tanto, tomamos como corpus de análise a seção de introdução de artigos científicos produzidos como Trabalho de Conclusão de Curso e, em paralelo, analisamos trechos de uma entrevista aplicada com os autores dos trabalhos. Os resultados apontam para um descompasso entre a expectativa da escrita acadêmica do contexto do qual os alunos fazem parte e o produto que eles entregam em retorno. Isso revela desafios no tocante ao (i) domínio do modo de fazer pesquisa e ao (ii) de comunicar seus achados no gênero artigo científico. Tal situação, aponta para a necessidade de se (re)pensar a formação do professor universitário que desempenha o papel de orientador, dada sua importância para o desenvolvimento da escrita acadêmica dos alunos; bem como a criação de disciplinas para o ensino do letramentos acadêmicos ao longo do curso de Letras. Dessa forma, os desafios dos alunos com a escrita acadêmica podem ser melhor compreendidos e, consequentemente, superados em um processo de instrução explícita.
Downloads
Referências
ANDRADE, F. R da Silva; LIMA, J; ARAÚJO, J. Significados atribuídos aos letramentos acadêmicos e às culturas disciplinares das áreas de literatura e linguística por bolsistas vinculados ao pibic da UFC. Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 14, n. 29, p. 639-658, 2020.
BAKHTIN. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAZERMAN, C.; MILLER, C. Gêneros Textuais. Organização de Angela Paiva Dionísio. Recife: [s.n.], 2011. 66p.; E-book. (Série Acadêmica, v.1: Bate - papo Acadêmico).
BAZERMAN, C. Genre and cognitive development: Beyond writing to learn. In: BAZERMAN, C., BONINI, A., FIGUEIREDO, D. (org.). Genre in a changing world. Fort Collins: The WAC Clearinghouse and Parlon Press, 2009. p. 283-98.
BARRÉ-DE-MINIAC C. Le rapport à l’écriture. Une notion à plusieurs dimensions. Pratiques: linguistique, littérature, didactique, n. 113-114, p. 29-40. 2002.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
COSTA FILHO, R. B.; RODRIGUES, M. C. Estratégias de ensino de resumo acadêmico na graduação. Diálogo das Letras, n. 12, p. 1-15, 16 jun. 2023.
DIEB, M. O saber-pesquisar sob o olhar de quem está entrando na Pós-Graduação em Educação. Educar em Revista, n. 59, p. 231-249, mar. 2016.
FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 341f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
JUCHUM, M. A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v.13, n. 1, p. 107-129, 2015.
KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007.
LEA, M. R.; STREET, B.V. The "Academic Literacies" Model: Theory and Applications. Theory Into Practice, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006.
LUCENA, N. L. de. Perfilamento de práticas de leitura e escrita antes e após o ingresso na universidade: o que revelam os estudantes de letras? Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 14, n. 27, p. 458-475, 2020.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
ROMANELLI, G. A entrevista antropológica: troca e alteridade. In: ROMANELLI, G.; ALVES, Z. M. M. B. (org.). Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. Ribeirão Preto-SP: Ed. Legis Summa Ltda, 1998. p. 119-133.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: CUP, 1984.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
SWALES, J. M.; FEAK, C. Academic writing for graduate students. Michigan: University of Michigan Press, 1994.
TRÓPIA, G; CALDEIRA, A. Vínculos entre a relação com o saber de Bernard Charlot e categorias bachelardianas. Educação, v. 34, n. 3, p. 369-375, set./dez. 2011.
ZAVALA, V. Quem está dizendo isso? Letramento Acadêmico, identidade e poder na educação. In: VÓVIO, C.; SITO, L.; DE GRANDE, P. (org.). Letramentos: rupturas. Deslocamentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 71-95.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diálogo das Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.