Os desafios no letramento acadêmico de alunos de Letras de uma faculdade particular de Fortaleza na escrita da introdução no gênero artigo científico como TCC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02325

Keywords:

Letramentos acadêmicos, Saber acadêmico, Escrita acadêmica

Abstract

This paper aims to analyze the challenges in the academic literacy of students in the Language course of a private college in the city of Fortaleza-CE. The study focuses on the analysis of the introduction sections of scientific articles produced as Final Paper. Parallel to that, we illustrate the analysis with excerpts from an interview applied to the authors of the analyzed papers, in order to understand the students' difficulties regarding writing, observing, above all, their opinions about the writing process, that is, how they understand how to write academically. The results show a mismatch between the expectation of academic writing of which students are part and the product they deliver in return, revealing difficulties in mastering the way of doing research and communicating their findings in the scientific article genre, which exposes the lack of consolidation of academic literacy of students throughout undergraduate studies. The analyses lead to the conclusion that it is necessary to (re)think the formation of the university teacher who plays the role of a supervisor, given its importance for the development of the students' academic writing; as well as the creation of specific disciplines for the explicit teaching of academic literacy throughout the course of the course of Letras. In this way, the students' difficulties with academic writing can be better understood and, consequently, overcome in a process of explicit instruction.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Regina Dantas Martins, Núcleo de Educação a Distância Unigrande

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC)  e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É, tam´bem, especialista em Linguística Aplicada da Língua Estrangeira pela Faculdade 7 de Setembro. Professora Efetiva da Seduc-CE e Professora do curso de Letras e Núcleo de Educação a Distância Unigrande.

Rafael Lira Gomes Bastos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduado em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do grupo de pesquisa GERLIT/CNPq.

Paulo Jefferson Pereira Barreto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudos Semióticos da UFC (Semioce). 

References

ANDRADE, F. R da Silva; LIMA, J; ARAÚJO, J. Significados atribuídos aos letramentos acadêmicos e às culturas disciplinares das áreas de literatura e linguística por bolsistas vinculados ao pibic da UFC. Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 14, n. 29, p. 639-658, 2020.

BAKHTIN. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAZERMAN, C.; MILLER, C. Gêneros Textuais. Organização de Angela Paiva Dionísio. Recife: [s.n.], 2011. 66p.; E-book. (Série Acadêmica, v.1: Bate - papo Acadêmico).

BAZERMAN, C. Genre and cognitive development: Beyond writing to learn. In: BAZERMAN, C., BONINI, A., FIGUEIREDO, D. (org.). Genre in a changing world. Fort Collins: The WAC Clearinghouse and Parlon Press, 2009. p. 283-98.

BARRÉ-DE-MINIAC C. Le rapport à l’écriture. Une notion à plusieurs dimensions. Pratiques: linguistique, littérature, didactique, n. 113-114, p. 29-40. 2002.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

COSTA FILHO, R. B.; RODRIGUES, M. C. Estratégias de ensino de resumo acadêmico na graduação. Diálogo das Letras, n. 12, p. 1-15, 16 jun. 2023.

DIEB, M. O saber-pesquisar sob o olhar de quem está entrando na Pós-Graduação em Educação. Educar em Revista, n. 59, p. 231-249, mar. 2016.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 341f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

JUCHUM, M. A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v.13, n. 1, p. 107-129, 2015.

KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007.

LEA, M. R.; STREET, B.V. The "Academic Literacies" Model: Theory and Applications. Theory Into Practice, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006.

LUCENA, N. L. de. Perfilamento de práticas de leitura e escrita antes e após o ingresso na universidade: o que revelam os estudantes de letras? Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 14, n. 27, p. 458-475, 2020.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

ROMANELLI, G. A entrevista antropológica: troca e alteridade. In: ROMANELLI, G.; ALVES, Z. M. M. B. (org.). Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. Ribeirão Preto-SP: Ed. Legis Summa Ltda, 1998. p. 119-133.

STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: CUP, 1984.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

SWALES, J. M.; FEAK, C. Academic writing for graduate students. Michigan: University of Michigan Press, 1994.

TRÓPIA, G; CALDEIRA, A. Vínculos entre a relação com o saber de Bernard Charlot e categorias bachelardianas. Educação, v. 34, n. 3, p. 369-375, set./dez. 2011.

ZAVALA, V. Quem está dizendo isso? Letramento Acadêmico, identidade e poder na educação. In: VÓVIO, C.; SITO, L.; DE GRANDE, P. (org.). Letramentos: rupturas. Deslocamentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 71-95.

Published

2023-09-26

How to Cite

MARTINS, A. R. D.; BASTOS, R. L. G.; BARRETO, P. J. P. Os desafios no letramento acadêmico de alunos de Letras de uma faculdade particular de Fortaleza na escrita da introdução no gênero artigo científico como TCC. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02325, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02325. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5176. Acesso em: 5 oct. 2024.