A MULTICULTURALIDADE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Autores

  • Andrea Paula Rego Maia Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Maria Ivanúbia Lopes da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Vinicius de Carvalho Andrade Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Formação do professor, Educação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo realizar discussões pertinentes acerca da nova tendência emergente na sociedade brasileira, a multiculturalidade e suas relações com a formação dos professores de modo geral, e de forma especí­fica, dos professores de Geografia. Tais discussões buscarão promover reflexões sobre o ensino de Geografia e a multiculturalidade, identificando as principais problemáticas que afetam a formação destes professores e consequentemente suas práticas em sala de aula, sugerindo possí­veis soluções para tais problemáticas. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica, baseada em autores e estudiosos como: Callai (1995), Candau (2002), Cacete (2004), Cavalcanti (2003), Freire (1992), Libâneo (2002), entre outros que realizam em suas obras e estudos discussões pertinentes e que nos trazem grandes contribuições sobre a temática em questão. Diante das leituras e discussões fica evidente que a formação do professor de Geografia apresenta deficiências relativas à persistência de um ensino da disciplina de forma ainda tradicionalista, e uma formação de profissionais que ingressam no mercado de trabalho ainda despreparados para lidar e enfrentar as adversidades e diversidades que se apresentam no ambiente da sala de aula. Desta forma, é necessário e fundamental que o processo de formação do professor de Geografia continue passando por transformações de tal modo que busque formar profissionais preparados e aptos a desenvolverem práticas docentes eficazes, de qualidade e que se adéquem ao contexto atual, levando o conhecimento de modo eficiente aos mais diversos grupos sociais existentes no Brasil.

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Referências

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Publicado

30-06-2013

Como Citar

MAIA, A. P. R. .; COSTA, M. I. L. da .; ANDRADE, V. de C. . A MULTICULTURALIDADE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 3, n. 1, p. 57–67, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/451. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos