A MULTICULTURALIDADE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Autores/as

  • Andrea Paula Rego Maia Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Maria Ivanúbia Lopes da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Vinicius de Carvalho Andrade Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palabras clave:

Multiculturalismo, Formação do professor, Educação

Resumen

O presente estudo tem como objetivo realizar discussões pertinentes acerca da nova tendência emergente na sociedade brasileira, a multiculturalidade e suas relações com a formação dos professores de modo geral, e de forma especí­fica, dos professores de Geografia. Tais discussões buscarão promover reflexões sobre o ensino de Geografia e a multiculturalidade, identificando as principais problemáticas que afetam a formação destes professores e consequentemente suas práticas em sala de aula, sugerindo possí­veis soluções para tais problemáticas. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica, baseada em autores e estudiosos como: Callai (1995), Candau (2002), Cacete (2004), Cavalcanti (2003), Freire (1992), Libâneo (2002), entre outros que realizam em suas obras e estudos discussões pertinentes e que nos trazem grandes contribuições sobre a temática em questão. Diante das leituras e discussões fica evidente que a formação do professor de Geografia apresenta deficiências relativas à persistência de um ensino da disciplina de forma ainda tradicionalista, e uma formação de profissionais que ingressam no mercado de trabalho ainda despreparados para lidar e enfrentar as adversidades e diversidades que se apresentam no ambiente da sala de aula. Desta forma, é necessário e fundamental que o processo de formação do professor de Geografia continue passando por transformações de tal modo que busque formar profissionais preparados e aptos a desenvolverem práticas docentes eficazes, de qualidade e que se adéquem ao contexto atual, levando o conhecimento de modo eficiente aos mais diversos grupos sociais existentes no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRANDIM, M. R. L.; SILVA, M. J. A. da. Multiculturalismo e educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa: Ano I - nº 1 jan./jun. 2008. Disponí­vel em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/parnaiba/arquivos/files/rd-ed1ano1artigo4_mariasilva.PDF> Acesso em: 26 jun. 2013.

CACETE, N. H. A Formação do Professor de Geografia: uma questão institucional. Boletim Goiano de Geografia. V. 24, n 1-2, Jan-dez, 2004.

CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia. Ijuí­: UNIJUí, 1999.

CALLAI, H. C. Geografia: um certo Espaço, uma certa Aprendizagem. São Paulo: Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1995.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

CAVALCANTI, L. S. A formação de professores de Geografia: o lugar da prática de ensino. In: TIBALLI, E.

F. A.; CHAVES, S. M. (Org.). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. XI ENDIPE. Goiânia: Alternativa, 2003.

CAMPOS, M. de C. A Formação do Professor de Geografia: A difí­cil construção do saber/fazer docente. Geosaberes. Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 3-15, jul. / dez. 2012. Universidade Federal do Ceará.

CANDAU, V. M. F. Sociedade, cotidiano escolar e cultura (s): Uma aproximação. Educação e Sociedade: Dossiê Diferenças. Revista quadrimestral de ciência da educação, agosto/2002.

COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A.; GERALDI, J. W. Educação Continuada: A polí­tica de descontinuidade. In:______. Educação e Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/1999. p. 202-219.

CHAVES, Sandramara Matias (Org.). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. XI ENDIPE. Goiânia: Alternativa, 2003. p. 207-224.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GONÇALVES, L. A. O.; SILVA, P. B. G. O Jogo das diferenças - O Multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte, Autêntica, 2000.

LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G. GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crí­tica de um conceito. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.53-79.

PRAXEDES, W. Revista Espaço Acadêmico. A diversidade humana na escola: reconhecimento, multiculturalismo e tolerância. N° 42. Novembro de 2004. Ano IV.

TORRES, C. A. Multiculturalismo. In:______. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado. Petrópolis - RJ: Vozes, 2001. p. 195-245.

Publicado

2013-06-30

Cómo citar

MAIA, A. P. R. .; COSTA, M. I. L. da .; ANDRADE, V. de C. . A MULTICULTURALIDADE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 3, n. 1, p. 57–67, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/451. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artí­culos