A MULTICULTURALIDADE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Palabras clave:
Multiculturalismo, Formação do professor, EducaçãoResumen
O presente estudo tem como objetivo realizar discussões pertinentes acerca da nova tendência emergente na sociedade brasileira, a multiculturalidade e suas relações com a formação dos professores de modo geral, e de forma específica, dos professores de Geografia. Tais discussões buscarão promover reflexões sobre o ensino de Geografia e a multiculturalidade, identificando as principais problemáticas que afetam a formação destes professores e consequentemente suas práticas em sala de aula, sugerindo possíveis soluções para tais problemáticas. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica, baseada em autores e estudiosos como: Callai (1995), Candau (2002), Cacete (2004), Cavalcanti (2003), Freire (1992), Libâneo (2002), entre outros que realizam em suas obras e estudos discussões pertinentes e que nos trazem grandes contribuições sobre a temática em questão. Diante das leituras e discussões fica evidente que a formação do professor de Geografia apresenta deficiências relativas à persistência de um ensino da disciplina de forma ainda tradicionalista, e uma formação de profissionais que ingressam no mercado de trabalho ainda despreparados para lidar e enfrentar as adversidades e diversidades que se apresentam no ambiente da sala de aula. Desta forma, é necessário e fundamental que o processo de formação do professor de Geografia continue passando por transformações de tal modo que busque formar profissionais preparados e aptos a desenvolverem práticas docentes eficazes, de qualidade e que se adéquem ao contexto atual, levando o conhecimento de modo eficiente aos mais diversos grupos sociais existentes no Brasil.
Descargas
Citas
BRANDIM, M. R. L.; SILVA, M. J. A. da. Multiculturalismo e educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa: Ano I - nº 1 jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/parnaiba/arquivos/files/rd-ed1ano1artigo4_mariasilva.PDF> Acesso em: 26 jun. 2013.
CACETE, N. H. A Formação do Professor de Geografia: uma questão institucional. Boletim Goiano de Geografia. V. 24, n 1-2, Jan-dez, 2004.
CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia. Ijuí: UNIJUí, 1999.
CALLAI, H. C. Geografia: um certo Espaço, uma certa Aprendizagem. São Paulo: Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1995.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, L. S. A formação de professores de Geografia: o lugar da prática de ensino. In: TIBALLI, E.
F. A.; CHAVES, S. M. (Org.). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. XI ENDIPE. Goiânia: Alternativa, 2003.
CAMPOS, M. de C. A Formação do Professor de Geografia: A difícil construção do saber/fazer docente. Geosaberes. Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 3-15, jul. / dez. 2012. Universidade Federal do Ceará.
CANDAU, V. M. F. Sociedade, cotidiano escolar e cultura (s): Uma aproximação. Educação e Sociedade: Dossiê Diferenças. Revista quadrimestral de ciência da educação, agosto/2002.
COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A.; GERALDI, J. W. Educação Continuada: A política de descontinuidade. In:______. Educação e Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/1999. p. 202-219.
CHAVES, Sandramara Matias (Org.). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. XI ENDIPE. Goiânia: Alternativa, 2003. p. 207-224.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GONÇALVES, L. A. O.; SILVA, P. B. G. O Jogo das diferenças - O Multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte, Autêntica, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G. GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.53-79.
PRAXEDES, W. Revista Espaço Acadêmico. A diversidade humana na escola: reconhecimento, multiculturalismo e tolerância. N° 42. Novembro de 2004. Ano IV.
TORRES, C. A. Multiculturalismo. In:______. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado. Petrópolis - RJ: Vozes, 2001. p. 195-245.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.