A MULTICULTURALIDADE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Keywords:
Multiculturalismo, Formação do professor, EducaçãoAbstract
O presente estudo tem como objetivo realizar discussões pertinentes acerca da nova tendência emergente na sociedade brasileira, a multiculturalidade e suas relações com a formação dos professores de modo geral, e de forma específica, dos professores de Geografia. Tais discussões buscarão promover reflexões sobre o ensino de Geografia e a multiculturalidade, identificando as principais problemáticas que afetam a formação destes professores e consequentemente suas práticas em sala de aula, sugerindo possíveis soluções para tais problemáticas. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica, baseada em autores e estudiosos como: Callai (1995), Candau (2002), Cacete (2004), Cavalcanti (2003), Freire (1992), Libâneo (2002), entre outros que realizam em suas obras e estudos discussões pertinentes e que nos trazem grandes contribuições sobre a temática em questão. Diante das leituras e discussões fica evidente que a formação do professor de Geografia apresenta deficiências relativas à persistência de um ensino da disciplina de forma ainda tradicionalista, e uma formação de profissionais que ingressam no mercado de trabalho ainda despreparados para lidar e enfrentar as adversidades e diversidades que se apresentam no ambiente da sala de aula. Desta forma, é necessário e fundamental que o processo de formação do professor de Geografia continue passando por transformações de tal modo que busque formar profissionais preparados e aptos a desenvolverem práticas docentes eficazes, de qualidade e que se adéquem ao contexto atual, levando o conhecimento de modo eficiente aos mais diversos grupos sociais existentes no Brasil.
Downloads
References
BRANDIM, M. R. L.; SILVA, M. J. A. da. Multiculturalismo e educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa: Ano I - nº 1 jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/parnaiba/arquivos/files/rd-ed1ano1artigo4_mariasilva.PDF> Acesso em: 26 jun. 2013.
CACETE, N. H. A Formação do Professor de Geografia: uma questão institucional. Boletim Goiano de Geografia. V. 24, n 1-2, Jan-dez, 2004.
CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia. Ijuí: UNIJUí, 1999.
CALLAI, H. C. Geografia: um certo Espaço, uma certa Aprendizagem. São Paulo: Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1995.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, L. S. A formação de professores de Geografia: o lugar da prática de ensino. In: TIBALLI, E.
F. A.; CHAVES, S. M. (Org.). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. XI ENDIPE. Goiânia: Alternativa, 2003.
CAMPOS, M. de C. A Formação do Professor de Geografia: A difícil construção do saber/fazer docente. Geosaberes. Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 3-15, jul. / dez. 2012. Universidade Federal do Ceará.
CANDAU, V. M. F. Sociedade, cotidiano escolar e cultura (s): Uma aproximação. Educação e Sociedade: Dossiê Diferenças. Revista quadrimestral de ciência da educação, agosto/2002.
COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A.; GERALDI, J. W. Educação Continuada: A política de descontinuidade. In:______. Educação e Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/1999. p. 202-219.
CHAVES, Sandramara Matias (Org.). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. XI ENDIPE. Goiânia: Alternativa, 2003. p. 207-224.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GONÇALVES, L. A. O.; SILVA, P. B. G. O Jogo das diferenças - O Multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte, Autêntica, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G. GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.53-79.
PRAXEDES, W. Revista Espaço Acadêmico. A diversidade humana na escola: reconhecimento, multiculturalismo e tolerância. N° 42. Novembro de 2004. Ano IV.
TORRES, C. A. Multiculturalismo. In:______. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado. Petrópolis - RJ: Vozes, 2001. p. 195-245.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to Geotemas declare that the work is an original article and has not been submitted for publication, in full or in part, in another national or international scientific journal or in another circulation vehicle. The authors also declare that they agree with the transfer of the copyright of the referred article to the magazine Geotemas (University of the State of Rio Grande do Norte), allowing for later publications, as long as the source of its publication is assured. Finally, they assume public responsibility for the article, being aware that any charges arising from a claim by third parties regarding the authorship of the work may apply to them.