O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Livro didático, Experiência do estágioResumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar como está posto o uso do livro didático no ensino de Geografia, esse tido muitas vezes como único recurso didático utilizado nas aulas de Geografia, quando na realidade seu objetivo é de servir como suporte para os professores e não como recurso a ser seguido a risca. Para tanto realizamos nosso trabalhos buscando referenciais bibliográficos que trabalham com o uso do livro didático no ensino de Geografia, entre eles Pina (2009); Cavalcanti (2007); Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007); Silva (2006); Castellar e Vilhena (2010) entre outros. Num segundo momento buscamos relatar a nossa experiência no estágio supervisionado de Geografia no nível fundamental II, realizado na Escola Municipal Professor José Porto de Queiróz, na cidade de Itaú-RN. Durante nossa fase de observação percebemos a dependência do livro didático como recurso pronto para aulas de Geografia, diante da nossa observação em sala de aula, procuramos desenvolver um trabalho diferenciado, utilizando o livro como apoio e não como um recurso a ser seguido a risca. Com essa metodologia, embora direcionada a uma turma desmotivada, percebemos um resultado significativo, pois houve uma nova perspectiva de ensino de Geografia e não aquela enfadonha de leitura e atividades do livro. Nesse sentido entendemos que é papel do professor utilizar os conteúdos do livro como suporte, e tentar relacionar ao cotidiano do aluno, e associando com outros recursos didáticos e novas metodologias de ensino.
Downloads
Referências
BRASIL, M. E. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Geografia. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL, M. E. S. E. F. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF,1997.
CARNEIRO, M. H. da S.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Livro Didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, V. 7, N. 2, dez 2005.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Coleção Idéias em Ação, coordenadora Anna MariaPessoa de Carvalho).
CAVALCANTI, L. S. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
LAJOLO, M. O. Livro didático: um quase manual de usuário. In. Em Aberto – O livro didático e qualidade de ensino. Brasília: INEP, nº 69, ano 16, jan./fev., 1996.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez. 1994.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. Introdução Geral. Guia de livros didáticos de 1ª a 4ª séries – PNLD/2004. Brasília: Ministério da Educação, 2003.
MIRANDA, S. R. e LUCA T. R. O livro didático de história hoje: Um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. vol. 24, nº48. São Paulo. 2004.
PINA, P. P. G. N. Relação entre o ensino e o uso do livro didático de Geografia. Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba: João Pessoa, 2009. PINHEIRO, Antônio Carlos. Lugares de Professores: Vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Porto de ideias, 2012
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. e CACETE, N. H. Para aprender e ensinar Geografia. São Paulo: contexto, 2007.
ROMANATTO, M. C. A noção de número natural em livros didáticos de matemática: comparações entre textos tradicionais e modernos. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, São Carlos – SP, 1987. <http://sbempaulista.org.br/>
SILVA, E. T. Livro didático: do ritual de passagem í ultrapassagem. In. Em Aberto – O livro didático e qualidade de ensino. Brasília: INEP, nº 69, ano 16, jan./fev., 1996.
SOARES M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na Cibercultura. Educação e Sociedade: dez. 2002, v. 23. n. 81.
TAVARES, D. A.; CUNHA J. S. O livro didático e o ensino de Geografia: Algumas reflexões. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%205/PDF/Microsoft%20W ord%20%20O%20LIVRO%20DIDaTICO%20E%20O%20ENSINO%20DE%20GEOGRAFI A.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.