O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA
Keywords:
Ensino de Geografia, Livro didático, Experiência do estágioAbstract
O presente trabalho tem como objetivo mostrar como está posto o uso do livro didático no ensino de Geografia, esse tido muitas vezes como único recurso didático utilizado nas aulas de Geografia, quando na realidade seu objetivo é de servir como suporte para os professores e não como recurso a ser seguido a risca. Para tanto realizamos nosso trabalhos buscando referenciais bibliográficos que trabalham com o uso do livro didático no ensino de Geografia, entre eles Pina (2009); Cavalcanti (2007); Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007); Silva (2006); Castellar e Vilhena (2010) entre outros. Num segundo momento buscamos relatar a nossa experiência no estágio supervisionado de Geografia no nível fundamental II, realizado na Escola Municipal Professor José Porto de Queiróz, na cidade de Itaú-RN. Durante nossa fase de observação percebemos a dependência do livro didático como recurso pronto para aulas de Geografia, diante da nossa observação em sala de aula, procuramos desenvolver um trabalho diferenciado, utilizando o livro como apoio e não como um recurso a ser seguido a risca. Com essa metodologia, embora direcionada a uma turma desmotivada, percebemos um resultado significativo, pois houve uma nova perspectiva de ensino de Geografia e não aquela enfadonha de leitura e atividades do livro. Nesse sentido entendemos que é papel do professor utilizar os conteúdos do livro como suporte, e tentar relacionar ao cotidiano do aluno, e associando com outros recursos didáticos e novas metodologias de ensino.
Downloads
References
BRASIL, M. E. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Geografia. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL, M. E. S. E. F. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF,1997.
CARNEIRO, M. H. da S.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Livro Didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, V. 7, N. 2, dez 2005.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Coleção Idéias em Ação, coordenadora Anna MariaPessoa de Carvalho).
CAVALCANTI, L. S. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
LAJOLO, M. O. Livro didático: um quase manual de usuário. In. Em Aberto – O livro didático e qualidade de ensino. Brasília: INEP, nº 69, ano 16, jan./fev., 1996.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez. 1994.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. Introdução Geral. Guia de livros didáticos de 1ª a 4ª séries – PNLD/2004. Brasília: Ministério da Educação, 2003.
MIRANDA, S. R. e LUCA T. R. O livro didático de história hoje: Um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. vol. 24, nº48. São Paulo. 2004.
PINA, P. P. G. N. Relação entre o ensino e o uso do livro didático de Geografia. Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba: João Pessoa, 2009. PINHEIRO, Antônio Carlos. Lugares de Professores: Vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Porto de ideias, 2012
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. e CACETE, N. H. Para aprender e ensinar Geografia. São Paulo: contexto, 2007.
ROMANATTO, M. C. A noção de número natural em livros didáticos de matemática: comparações entre textos tradicionais e modernos. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, São Carlos – SP, 1987. <http://sbempaulista.org.br/>
SILVA, E. T. Livro didático: do ritual de passagem í ultrapassagem. In. Em Aberto – O livro didático e qualidade de ensino. Brasília: INEP, nº 69, ano 16, jan./fev., 1996.
SOARES M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na Cibercultura. Educação e Sociedade: dez. 2002, v. 23. n. 81.
TAVARES, D. A.; CUNHA J. S. O livro didático e o ensino de Geografia: Algumas reflexões. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%205/PDF/Microsoft%20W ord%20%20O%20LIVRO%20DIDaTICO%20E%20O%20ENSINO%20DE%20GEOGRAFI A.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to Geotemas declare that the work is an original article and has not been submitted for publication, in full or in part, in another national or international scientific journal or in another circulation vehicle. The authors also declare that they agree with the transfer of the copyright of the referred article to the magazine Geotemas (University of the State of Rio Grande do Norte), allowing for later publications, as long as the source of its publication is assured. Finally, they assume public responsibility for the article, being aware that any charges arising from a claim by third parties regarding the authorship of the work may apply to them.