O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA
Palabras clave:
Ensino de Geografia, Livro didático, Experiência do estágioResumen
O presente trabalho tem como objetivo mostrar como está posto o uso do livro didático no ensino de Geografia, esse tido muitas vezes como único recurso didático utilizado nas aulas de Geografia, quando na realidade seu objetivo é de servir como suporte para os professores e não como recurso a ser seguido a risca. Para tanto realizamos nosso trabalhos buscando referenciais bibliográficos que trabalham com o uso do livro didático no ensino de Geografia, entre eles Pina (2009); Cavalcanti (2007); Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007); Silva (2006); Castellar e Vilhena (2010) entre outros. Num segundo momento buscamos relatar a nossa experiência no estágio supervisionado de Geografia no nível fundamental II, realizado na Escola Municipal Professor José Porto de Queiróz, na cidade de Itaú-RN. Durante nossa fase de observação percebemos a dependência do livro didático como recurso pronto para aulas de Geografia, diante da nossa observação em sala de aula, procuramos desenvolver um trabalho diferenciado, utilizando o livro como apoio e não como um recurso a ser seguido a risca. Com essa metodologia, embora direcionada a uma turma desmotivada, percebemos um resultado significativo, pois houve uma nova perspectiva de ensino de Geografia e não aquela enfadonha de leitura e atividades do livro. Nesse sentido entendemos que é papel do professor utilizar os conteúdos do livro como suporte, e tentar relacionar ao cotidiano do aluno, e associando com outros recursos didáticos e novas metodologias de ensino.
Descargas
Citas
BRASIL, M. E. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Geografia. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL, M. E. S. E. F. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF,1997.
CARNEIRO, M. H. da S.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Livro Didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, V. 7, N. 2, dez 2005.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Coleção Idéias em Ação, coordenadora Anna MariaPessoa de Carvalho).
CAVALCANTI, L. S. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
LAJOLO, M. O. Livro didático: um quase manual de usuário. In. Em Aberto – O livro didático e qualidade de ensino. Brasília: INEP, nº 69, ano 16, jan./fev., 1996.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez. 1994.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. Introdução Geral. Guia de livros didáticos de 1ª a 4ª séries – PNLD/2004. Brasília: Ministério da Educação, 2003.
MIRANDA, S. R. e LUCA T. R. O livro didático de história hoje: Um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. vol. 24, nº48. São Paulo. 2004.
PINA, P. P. G. N. Relação entre o ensino e o uso do livro didático de Geografia. Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba: João Pessoa, 2009. PINHEIRO, Antônio Carlos. Lugares de Professores: Vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Porto de ideias, 2012
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. e CACETE, N. H. Para aprender e ensinar Geografia. São Paulo: contexto, 2007.
ROMANATTO, M. C. A noção de número natural em livros didáticos de matemática: comparações entre textos tradicionais e modernos. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, São Carlos – SP, 1987. <http://sbempaulista.org.br/>
SILVA, E. T. Livro didático: do ritual de passagem í ultrapassagem. In. Em Aberto – O livro didático e qualidade de ensino. Brasília: INEP, nº 69, ano 16, jan./fev., 1996.
SOARES M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na Cibercultura. Educação e Sociedade: dez. 2002, v. 23. n. 81.
TAVARES, D. A.; CUNHA J. S. O livro didático e o ensino de Geografia: Algumas reflexões. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%205/PDF/Microsoft%20W ord%20%20O%20LIVRO%20DIDaTICO%20E%20O%20ENSINO%20DE%20GEOGRAFI A.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.