GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO MAPEAMENTO DA EVOLUÇÃO GEOGRÁFICA DOS SISTEMAS DE USOS DA TERRA DA BACIA DO RIO JATOBÁ
Palavras-chave:
Bacia, Uso da terra, MapeamentoResumo
O mapeamento em escala temporal dos sistemas de usos da Terra inseridos em uma bacia hidrográfica tende a ser de suma importância para gestão da mesma. Consequentemente essas informações poderão auxiliar na análise da transformação ambiental. Diante disso, este trabalho de objetivou em analisar a evolução espacial e geográfica do uso e cobertura da Terra na bacia hidrográfica do Rio Jatobá, dentro de um período de 31 anos, sendo entre 1985 e 2016. As técnicas utilizadas foram de suma importância para obtenção dos resultados acerca da bacia do Rio Jatobá. Foram utilizadas as técnicas sensoriamento remoto e Processamento Digital de Imagens - PDI para aquisição e processamento dos produtos orbitais (satélites Landsat5 TM e Landsat 8 OLI). Assim, a presente pesquisa chama atenção para os efeitos da mudança da vegetação natural para outros usos da terra, a concentração do desmatamento em áreas de fragilidade ambiental.
Downloads
Referências
BRITO, J.L.; LEITE, M.R.; FERREIRA, E.J.; LEITE, M.E. 2013. Evolução Geográfica do uso/cobertura da terra na bacia do Rio Vieira no Norte de Minas Gerais. Revista do Departamento de Geografia – USP, Volume 26 (2013), p. 169-194.
CARVALHO, T.M.; BAYER, M.; FERREIRA, M. E. Análise integrada do uso da terra e geomorfologia do bioma cerrado: um estudo de caso para Goiás. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 1, p. 62-72, 2008.
CLEMENTE, M.S.C.; SANTOS, P.S. 2017. Geotecnologias como suporte para análise da vegetação natural na sub-bacia hidrográfica do rio Gavião (1988 A 2015). Revista Cerrados – Montes Claros/MG, v.15, n. 1, p.99-113, jan/jun., 2017.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estática, 2011. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 . Acesso em: Mai/2017.
LEITE, M. R. Sensoriamento remoto aplicado na análise temporal da relação uso da terra/temperatura e albedo de superfície na bacia do Rio Vieira no norte de Minas Gerais. Uberlândia, MG. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade de Uberlândia, Minas Gerais, 2011.
LEITE, M. R.; BRITO, J.L.S. Sensoriamento remoto aplicado í Análise temporal da relação uso da Terra/Temperatura e Albedo de superfície na Bacia hidrográfica do Rio Vieira no Norte Minas Gerais. Revista Brasileira de Climatologia. v. 10, p. 98, 2012.
MASCARENHAS, L. M. A.; FERREIRA, M. E.; FERREIRA, L. G. Sensoriamento remoto como instrumento de controle e proteção ambiental: análise da cobertura vegetal remanescente na bacia do Rio Araguaia. Sociedade & Natureza (UFU. Impresso), v. 21, p. 5-18, 2009.
MENESES, P. R.; SANO, E. E. Classificação Pixel a Pixel de Imagens. In: Introdução ao Processamento de Imagens de Sensoriamento Remoto. Meses, P. R; Almeida, T. de. (Org.). Brasília, 2012.
SILVA, L. A. P.; LEITE, M. R.; VELOSO, G.A. NDVI como indicador de alterações nos sistemas de usos da Terra e no Albedo de Superfície no Município de Várzea da Palma (Minas Gerais). Revista GeoNordeste, São Cristóvão, Ano XXVIII, n. 2, p. 76-94, Jul./Dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.